Com jogo do Brasil à tarde, expediente da segunda-feira é reduzido pela governadora Raquel Lyra

Depois de se classificar para a fase do mata-mata em 1° lugar no Grupo C da Copa do Mundo, o Brasil tem jogo agendado para a próxima segunda-feira, 29, a partir das 14h. Por conta disso, a governadora Raquel Lyra anunciou redução no expediente dos servidores estaduais no início da semana, quando também é comemorado o Dia de São Pedro.

“Como também tem jogo na próxima segunda-feira, o expediente no Estado vale até meio-dia. E é claro que a gente vai torcendo pelo hexa e trabalhando e entregando por Pernambuco”, disse a governadora em vídeo publicado nas redes sociais.

Vale lembrar que a redução é válida apenas para os servidores estaduais. No caso dos servidores municipais, os prefeitos devem decidir se seguem ou não a deliberação do Governo do Estado, com grande probabilidade de que sigam.

Já na iniciativa privada, os comércios provavelmente também fecharão as portas um pouco antes da partida, reabrindo em seguida.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

Os terremotos que atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) causaram pelo menos 164 mortes até o momento, segundo afirmou a presidente Delcy Rodríguez na manhã desta quinta-feira, 25. Há mais de mil feridos e mais vítimas presas nos escombros das dezenas de prédios e casas que desabaram.

Segundo informações da agência Reuters, a presidente anunciou que será criado um fundo de US$ 200 milhões, com recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para reconstruir a infraestrutura do país.

Em fala à Nação, Delcy Rodríguez disse que todos os esforços atuais são para salvar vidas e resgatar sobreviventes. Segundo ela, o estado mais afetado do país foi La Guaira, com “dezenas de edifícios colapsados. “É uma verdadeira tragédia”, disse a presidente.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o número de mortes pode ultrapassar 10 mil pessoas e chegar a até 100 mil.

Um alerta de tsunami foi emitido também nesta quarta pelo U.S. Tsunami Warning Centers, mas a ameaça não se confirmou.

Segundo a Reuters, a missão de direitos humanos da ONU na Venezuela solicitou que o governo venezuelano suspenda emergencialmente as restrições às redes sociais.

Dezenas de países já se prontificaram a ajudar a Venezuela. Nações como México, Brasil, Catar, Estados Unidos, China e outras se dispuseram a enviar equipes de resgate e também material de primeiros socorros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou ainda na noite de ontem em seu perfil na rede social X. Ele informou que instruiu o Ministério das Relações Exteriores a avaliar a situação venezuelana para adotar as medidas assistenciais necessárias.

Fonte: Agência Brasil

Sertânia: 52ª Expocose tem shows confirmados de Wesley Safadão, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, entre outras atrações

No período de 21 a 26 de julho ocorre a 52ª edição da Expocose – Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, um dos principais eventos do Sertão do Moxotó.

A programação divulgada pela prefeitura conta com shows confirmados de Wesley Safadão, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Fabinho Testado, Edy & Nattan, entre outros artistas.

Com atrações de peso, exposição nacional de cabras leiteiras e R$ 150 mil em premiação para os expositores, o evento promete movimentar Sertânia e toda a região no próximo mês.

Assim como nos anos anteriores, a festa da caprinovinocultura será realizada no Parque de Exposições Professor Renato Moraes, às margens da PE-280.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Mulher é morta a facadas dentro de casa na zona rural Petrolina

Mais uma mulher foi assassinada em Petrolina, no Sertão pernambucano. A vítima, conhecida como ‘Deda’, de 36 anos, foi encontrada morta dentro de casa nesta quarta-feira, 24, no N-7 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. O principal suspeito é um ex-companheiro dela, que está foragido.

Segundo informações de moradores da comunidade, a mulher foi atingida por golpes de faca, em mais um provável feminicídio. Ela tinha uma medida protetiva contra o homem apontado como autor do crime.

A Polícia Militar foi chamada e acionou a Polícia Científica, que levou o corpo da vítima ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina. Um inquérito foi instaurado para apurar a autoria e motivação do assassinato.

Da redação do Blog do Chico Gomes

MEC divulga desempenho das escolas no ENEM de 2025; confira o ranking das unidades escolares de Salgueiro

As médias das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2025 foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) esta semana. É possível consultar o desempenho de cada unidade escolar através dos dados púbicos do MEC.

Qualquer pessoa pode fazer a consulta acessando os dados brutos publicados pelo ministério no portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame.

As médias são condizentes com o rendimento de cada aluno no ENEM, somando as notas das provas de Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza com a nota da redação. O tema do texto dissertativo deste ano foi: ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’.

Confira abaixo o ranking das escolas de Salgueiro que tiveram ao menos 10 participantes no ENEM de 2025:

1 – Escola Professor Paulo Freire: média 573,55

2 – EREM Aura Sampaio Parente Muniz: 555,84

3 – IFSertãoPE – Campus Salgueiro: 547,60

4 – EREMSAL: 532,53

5 – EREM Carlos Pena Filho: 500,96

6 – Escola Agrícola de Umãs: 500,79

7 – ETE Professor Urbano Gomes de Sá: 497,36

8 – Escola Estadual Indígena José Pedro Pereira: 483,65

9 – Escola Antônio Vieira de Barros: 466,84

10 – Escola Estadual Quilombola Prof. Rosa Doralina Mendes: 466,79

11 – EREM Professora Maurina Rodrigues dos Santos: 455,04

Da redação do Blog do Chico Gomes

Prefeitura de Serra Talhada publica nota sobre tiroteio em festa junina que deixou uma pessoa morta e 14 feridas

Por volta das 2h30 da madrugada desta quarta-feira, 24, durante festa de São João na Estação do Forró, em Serra Talhada, um homem armado de se aproximou de duas patrulhas da Polícia Militar, totalizando 10 PMs, e abriu fogo contra os policiais. Os agentes de segurança reagiram e balearam o autor dos disparos, identificado como Édson Alves da Rocha, de 36 anos, que morreu no local. O tiroteio deixou 14 pessoas feridas, sendo cinco PMs e nove civis, que não correm risco de morte.

Responsável pela organização do evento, a prefeitura do município se pronunciou sobre o fato nesta quarta-feira, em nota publicada nas redes sociais. Leia abaixo:

“A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026.

Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às vítimas, disponibilizar apoio às equipes de saúde e colaborar integralmente com as forças de segurança e demais órgãos envolvidos na ocorrência.

Em situações como esta, é necessário cautela para que nenhuma informação falsa ou não confirmada seja divulgada antes da devida averiguação. Esse processo exige tempo e responsabilidade, especialmente diante da gravidade dos fatos.

Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O São João de Serra Talhada é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa.

Por esse motivo, a programação desta noite segue mantida, por se tratar da última noite do evento, com toda a atenção voltada para a segurança, com reforço no policiamento e na segurança para o bom andamento das atividades.

O ocorrido trata-se de um fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento, mas que exige resposta firme e não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população.

Neste momento, pedimos respeito às vítimas, responsabilidade na divulgação de informações e confiança no trabalho das autoridades que conduzem as investigações.”

Da redação do Blog do Chico Gomes

Polícia apreende pistola e detém homem que perguntou se sargento da Polícia Militar vendia munições em Salgueiro

Um homem foi detido pela Polícia Militar do 8° BPM por volta das 13h50 desta quarta-feira, 24, após se dirigir à residência de um sargento da PMPE no bairro Prado e perguntar se ele vendia munições. O policial afirma que não tem qualquer vínculo de amizade com o indivíduo, que chegou ao local em uma moto.

O sargento deteve o homem em flagrante e solicitou apoio do 8° BPM para se dirigir à residência da tia paterna dele, no intuito de fazer uma revista. Após receberem autorização para entrar, os policiais fizeram buscas em dois cômodos utilizados pelo suspeito e encontraram uma pistola calibre 380, além de um carregador com 19 cartuchos intactos do mesmo calibre.

Localizado embaixo do guarda-roupas, envolto em um pano branco, o material foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o homem que teve a audácia de perguntar a um sargento se ele vendia munições.

A Polícia Civil instaurou um inquérito por portaria, com objetivo de adotar todas as medidas cabíveis ao caso.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Colisão entre carro e caminhão deixa duas pessoas feridas em Serra Talhada

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e um caminhão no começo da tarde desta quarta-feira, 24, no km 400 da BR-232, em Serra Talhada.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos se chocaram de frente por volta das 12h15, com suspeita de que o carro, do tipo picape, tenha entrado na contramão.

O Corpo de Bombeiros socorreu o motorista e o passageiro da picape para o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada. Já o que caminhoneiro, que não se feriu, foi submetido a um teste do bafômetro da PRF, com resultado normal.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Ancelotti, mais aliviado, destaca coletivo do Brasil na vitória sobre Escócia: ‘Partida completa’

Visivelmente mais aliviado, o técnico Carlo Ancelotti ficou satisfeito com a atuação da seleção brasileira na vitória, por 3 a 0, sobre a Escócia, nesta quarta-feira, em Miami, em duelo válido pela terceira rodada da Copa do Mundo 2026, que garantiu o primeiro lugar no Grupo C.

“Jogamos bem, repetimos o jogo objetivo do Haiti, partida mais completa e estamos satisfeitos. Jogamos bonito”, afirmou o italiano ainda no gramado do Hard Rock Stadium.

Ancelotti preferiu destacar o desempenho coletivo, quando perguntado sobre a estreia de Neymar na Copa. “Acho que a atuação de todos como coletivo foi uma boa coisa, encaixamos os gols, muitas coisas positivas, como a entrada de Neymar que pode nos ajudar.”

O treinador também foi sucinto ao comentar a atuação de Vini Jr., autor de dois gols na partida e quatro no Mundial. “Ele foi muito bem.”

O Brasil volta a jogar na segunda-feira, às 14 horas (de Brasília), em Houston, contra o segundo colocado do Grupo F, que poderá ser Holanda, Japão ou Suécia.

Fonte: Estadão