Limão com Mel, José Augusto e Eve Sandes se juntam a Tayrone e Léo Magalhães na programação da Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista

Nesta segunda-feira, 22, faltando menos de um mês para a 27ª Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista, o prefeito do município, George Duarte, divulgou três novas atrações para incrementar o evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de julho. A programação agora conta com Limão com Mel, José Augusto e Eve Sandes, além de Tayrone e Léo Magalhães, divulgados anteriormente.

“A Serenata da Recordação é a alma da nossa gente. É um momento em que Santa Maria da Boa Vista abre seus braços para receber amigos de todo o país e celebrar o romantismo que faz parte da nossa história. Preparamos uma grade especial, com artistas que dialogam diretamente com o coração do nosso povo. Estamos trabalhando em cada detalhe para que esta 27ª edição seja inesquecível e reforce, cada vez mais, a importância cultural deste evento para o nosso estado”, disse o prefeito.

Mais que um evento festivo, a Serenata da Recordação é um patrimônio cultural de Santa Maria da Boa Vista, que atrai visitantes de diversas cidades anualmente. A edição deste ano promete emocionar o público novamente, celebrando o amor em clima de nostalgia e boêmia. A expectativa é que o evento movimente a cidade novamente, reforçando a economia local e fortalecendo laços afetivos.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Açaí Lounge chega a Salgueiro com promoção especial e premiando os 30 primeiros clientes com açaí grátis

Salgueiro ganha na próxima sexta-feira, 26, uma unidade da Açaí Lounge, oferecendo um novo conceito nesse segmento na cidade.

O estabelecimento vai abrir as portas na Rua Joaquim Sampaio, onde funcionava a Bengó Açaí, e premiará os 30 primeiros clientes com açaí grátis.

Além disso, o novo comércio do ramo de gastronomia de Salgueiro realizará uma promoção especial no dia da inauguração, a partir das 14h. Os clientes podem montar dois potes de açaí e pagarão apenas um – o de maior valor.

Seis meses de açaí grátis

A Açaí Lounge também está realizando um sorteio de seis meses de açaí grátis. Para participar é preciso curtir o post da ação na conta do estabelecimento no Instagram (@acailounge_salgueiro), segue o perfil e marcar três amigos nos comentários.

O prêmio.é um pote do produto, de 300ml, por semana, durante seis meses. E tem mais: se o ganhador tiver participado da inauguração, tirado uma foto e marcado o Instagram da loja, o prêmio passa a ser 12 meses de açaí grátis. Participe e concorra!

Da redação do Blog do Chico Gomes

CNI vai propor a pré-candidatos fim de ganho real para aposentadorias e outras medidas na área fiscal

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) defende que o governo eleito reajuste aposentadorias apenas pela inflação ou altere a regra de ganho real do salário mínimo, para que seja corrigido somente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O mínimo é reajustado por uma fórmula que considera a inflação mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). O ganho real é limitado ao arcabouço fiscal, que prevê aumento acima da inflação dentro de um intervalo entre 0,6% e 2,5%.

Quando o salário mínimo é reajustado acima da inflação, benefícios do INSS equivalentes ao piso, como aposentadorias, pensões e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), também têm o ganho real, o que pressiona as contas públicas. Já as aposentadorias acima do piso são reajustadas pela inflação.

O documento, a ser entregue aos pré-candidatos à Presidência nesta segunda-feira (22), sugere ainda a desvinculação dos pisos constitucionais de saúde e educação. Com isso, os investimentos nessas áreas deixariam de ter um percentual mínimo incidente sobre a RCL (Receita Corrente Líquida).

“O contexto macroeconômico reforça essa urgência. A dívida pública aumentou de forma relevante nos últimos anos e segue em trajetória ascendente, em um ambiente de déficits persistentes e juros reais elevados. O orçamento público torna-se cada vez mais rígido, pressionado pelo crescimento de despesas
obrigatórias, o que reduz o espaço para investimento e ação discricionária do Estado”, diz a proposta.

A dívida pública do Brasil fechou 2025 em 78,7% do PIB (Produto Interno Bruto). A cifra representa uma alta de 2,4 pontos percentuais no ano. O saldo ficou em R$ 10 trilhões, segundo dados do Banco Central. O senador Flávio Bolsonaro (PL), o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) estarão entre os presentes que vão receber a proposta.

Fonte: Folha de S. Paulo

João Gomes anuncia show do projeto ‘Dominguinho’ na Concha Acústica de Petrolina

Reconhecido internacionalmente com o Grammy Latino em 2025, o projeto ‘Dominguinho’, de João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, será apresentado pela primeira vez em Petrolina em breve. O anúncio foi feito por João neste domingo, 21, durante show no São João da cidade, diante de um grande público no Pátio Ana das Carrancas.

Serritense que alcançou a fama em Petrolina, o cantor e compositor disse que o show especial é um presente para a cidade, com previsão de ocorrer no mês de aniversário da ‘Capital do Sertão’, em setembro. “Quero anunciar que, no aniversário de Petrolina, nesse ano, lá na catedral, a gente vai fazer o Dominguinho”, informou.

Antes desse anúncio, João Gomes disse em entrevista coletiva que voltará à cidade em outubro com mais um show beneficente no Dia das Crianças, visando repetir o sucesso do ano passado. “Ainda esse ano, eu faço a festa das crianças no dia 12 e tem uma surpresa aí para o aniversário de Petrolina”, disse.

João Gomes também falou sobre sua relação com o Sertão pernambucano e a saudade que sente da região. “Eu estou sempre fugindo daqui porque a saudade é muito grande. Evito ver esse sol, evito ver esse rio. Evito porque é uma coisa que é maior do que a gente, uma saudade assim que a gente sente. A vida não é só sobre fazer sucesso ou sobre ganhar o mundo, quando a gente está em casa, a gente sabe que está em casa e que pertence a algum lugar”, declarou.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Prefeitura de Ipubi é divulgado

A banca organizadora do concurso público da Prefeitura de Ipubi divulgou neste fim de semana o resultado preliminar da prova objetiva do certame. Os candidatos podem interpor recurso entre esta segunda, 22, e quinta-feira, 25, pelo site do IDHTEC, responsável pela organização do concurso.

Os participantes concorrem a 156 vagas de níveis Fundamental, Médio/Técnico e Superior, em diversos cargos. Há oportunidades para funções como Cozinheira Hospitalar, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente Administrativo, Agente Educacional, Nutricionista Escolar, Analista Educacional, Professor, Psicólogo, entre outras.

Quem for aprovado e efetivado na prefeitura exercerá atividades com carga horária de 20 a 40 horas semanais, mediante remuneração que varia de R$ 1.621 a R$ 3.833,37. O provimento dos cargos obedecerá a ordem de classificação, com nomeações a partir da data de homologação do concurso. Mais informações no edital.

Da redação do Blog do Chico Gomes

3° Festival Regional de Quadrilhas Juninas de Salgueiro terá apresentações de grupos de três estados; confira quadrilhas confirmadas

Os shows no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio acabaram no último sábado, 20, mas a programação do Ciclo Junino de Salgueiro segue até o fim de junho. O próximo destaque das festividades é o ‘3° Festival Regional de Quadrilhas Juninas’, que ocorre sábado, 27, no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres.

Com entrada gratuita para toda a população, o evento terá apresentações das seguintes juninas: Danado de Bom (Petrolina-PE), Explode Coração (Petrolina-PE), Luar do Sertão (Salgueiro-PE), Sanfonar (Afogados da Ingazeira-PE), Andarilhos (Afogados da Ingazeira-PE), Luiz Gonzaga (Exu-PE), Catolé (Betânia-PE), Xamêgo Bom (Sobradinho-BA), Encanto do Vale (Juazeiro-BA), Arrapito (Curaçá-BA) e Brilha Sertão (Princesa Isabel-PB).

Cada quadrilha terá 10 minutos para a organização do cenário e 35 minutos para a apresentação. Os jurados vão julgar os critérios de coreografia, evolução, harmonia, animação, figurino, casamento, tema, repertório, além das performances do Casal, Rei, Rainha e Marcador dos grupos participantes.

A melhor quadrilha receberá premiação de R$ 7 mil e troféu, a segunda colocada ganhará R$ 5 mil e troféu e a terceira será agraciada com R$ 3 mil e troféu. Também serão premiados com troféu os melhores Casal de Noivos, Rei, Rainha e Marcador.

O Festival Regional de Quadrilhas Juninas de Salgueiro está sendo realizando pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, com organização da Associação de Artes Cênicas de Salgueiro.

Da redação do Blog do Chico Gomes

São João de Salgueiro chega ao fim com brega recifense e muito forró no Parque de Exposições

Depois de cinco noites muita animadas no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, o São João de Salgueiro chegou ao fim neste sábado, 20, com brega recifense e muito forró no espaço que não recebia as festas juninas há 26 anos. Prestigiado por um público considerável, o encerramento consolidou Salgueiro como maior polo junino do Sertão Central pernambucano.

A última noite da festividade foi aberta por Jameckson, levando ao palco um repertório atualizado de forró, com muita qualidade musical. Na sequência o evento foi contagiado pela alegria, descontração e espontaneidade da cantora Flay, que desceu do palco para interagir com o público, assim como fez Fabinho Testado na noite anterior.

Já entrando na madrugada deste domingo, 21, as duas últimas atrações do encerramento foram a cantora Andrielly Souza, abrilhantando a festa com o brega recifense, e Forró do Muído, famosa banda de forró eletrônico com seu característico estilo de xote.

O São João de Salgueiro termina com um balanço positivo, de um modo geral. Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Exposições nas cinco noites de festas, consumindo nas barracas instaladas nas áreas interna e externa do local e movimentando a economia da cidade.

Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento contou com apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur, e patrocínio do Governo do Brasil, por intermédio do Ministério da Cultura. As secretarias municipais de Serviços Públicos e de Cultura e Esportes também contribuíram, revitalizando e ornamentando o parque.

Polícia Militar apreende espingarda na zona rural de Cedro-PE

Policiais militares do 8° BPM apreenderam uma espingarda na tarde deste domingo, 21, por volta das 15h, no Sítio Reis, na zona rural de Cedro-PE. Os PMs fizeram a apreensão após receberem denúncia sobre a prática de caça ilegal de animais com o uso de arma de fogo na região.

O efetivo fez diligências e depois de algumas horas em campo visualizou um indivíduo com vestes camufladas portando uma arma de fogo. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele jogou a espingarda no chão e fugiu.

Os policiais fizeram buscas, mas não conseguiram localizar o suspeito. Em seguida encaminharam a espingarda à Delegacia de Polícia Civil de Cedro-PE.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Semana do São João começa com dois pontos facultativos em Pernambuco

Por meio da Secretaria de Administração (SAD), o Governo de Pernambuco decretou ponto facultativo nesta segunda-feira, 22, para os servidores estaduais.

A administração do Estado já havia transferido o ponto facultativo de Corpus Christi para a véspera de São João, na terça-feira, 23, em decreto seguido pela Prefeitura de Salgueiro.

Com isso, os funcionários públicos de Pernambuco terão três dias de folga, entre esta segunda-feira e quarta-feira, 24, feriado de São João. As exceções são os serviços essenciais, como saúde e segurança pública.

A governadora Raquel Lyra também anunciou no fim da semana passada o pagamento antecipado da folha de junho dos servidores, agendado para esta segunda-feira, 22.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Seleção vê Neymar bem preparado e acredita em impacto no campo na Copa

Neymar não viajou à Copa do Mundo apenas para ser uma influência no grupo fora de campo. Na reta final para a volta aos gramados depois da lesão de grau dois na panturrilha direita, a seleção espera que ele tenha, sim, impacto dentro de campo.

Simultaneamente ao tratamento da lesão, Neymar tem feito trabalhos físicos de força, explosão, agilidade e resistência visando a volta aos gramados.

Pessoas que o acompanharam na seleção em outros momentos, como na Copa de 2022, dizem que a versão de 2026 é a mais focada. O atacante tem trabalhado em dois e até três períodos em alguns dias.

Neymar não sente dores há praticamente duas semanas.

Dentro da seleção, existe a crença de que ele está bem preparado fisicamente e pode ser um reforço de impacto para o resto da Copa do Mundo.

Mas com cautela: há sempre risco de reincidência de lesões musculares em um jogador de 34 anos que convive com múltiplos problemas físicos nos últimos anos. Mas a avaliação é de que o trabalho foi feito, e agora resta ver como o corpo do camisa 10 reage dentro de campo.

Neymar não joga futebol há mais de 30 dias, desde a derrota do Santos para o Coritiba no dia 17 de maio, data em que sofreu a lesão.

Sábado o camisa 10 realizou atividades mais intensas dentro de campo e com bola antes de ser liberado para a folga com os demais jogadores. Ontem finalmente foi totalmente integrado ao grupo, participando do treinamento com bola dentro de campo com o resto do elenco.

Tudo correndo bem nos treinamentos, Carlo Ancelotti espera tê-lo à disposição para a partida de quarta, diante da Escócia, em Miami, mas, se for a campo, deve ser por poucos minutos. Se responder bem ao retorno e conseguir se manter sem lesão, estará mais perto da sua melhor condição a partir do mata-mata.

Fonte: UOL