1ª edição do Parná Moto Fest é realizada em Parnamirim-PE

Começou nesta sexta-feira, 26, a 1ª edição do Parná Moto Fest, encontro de motociclistas realizado em Parnamirim-PE pelos motoclubes Falcões Peregrinos e Filhos de Brígida. A programação segue até amanhã, 28, com muito rock e música alternativa, movimentando a cidade neste fim de semana.

Ontem, na abertura do evento, o palco instalado no Polo Bomba recebeu shows de Thiago e Banda; Renato e Seus Contos, misturando músicas e histórias; e Adriano Lima, encerrando a noite com muitos clássicos do rock.

Neste sábado, 27, a programação artística tem show confirmado de Renato Marinho, com o melhor de Legião Urbana e de outras bandas do pop rock nacional e internacional. O cantor promete uma noite de muita nostalgia e emoção. A banda Águias de Cristo de Salgueiro, o cantor Jeckson Agra e a Banda Base também sobem ao palco hoje.

O Parná Moto Fest, que coloca Parnamirim no circuito de encontros de motociclistas do Brasil, tem apoio cultural da prefeitura e de parceiros do setor privado.

Da redação do Blog do Chico Gomes

3° Festival Regional de Quadrilhas Juninas ocorre neste sábado em Salgueiro

Iniciado no dia 5 de junho, o Ciclo Junino de Salgueiro entra em sua reta final neste sábado, 27, com a 3ª edição do Festival Regional de Quadrilhas Juninas Nação Sanfonear. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres, a partir das 18h, com entrada gratuita para toda a população.

O chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes selecionou 10 quadrilhas: Danado de Bom (Petrolina-PE), Explode Coração (Petrolina-PE), Luar do Sertão (Salgueiro-PE), Sanfonar (Afogados da Ingazeira-PE), Andarilhos (Afogados da Ingazeira-PE), Luiz Gonzaga (Exu-PE), Catolé (Betânia-PE), Xamêgo Bom (Sobradinho-BA), Encanto do Vale (Juazeiro-BA), Arrapito (Curaçá-BA) e Brilha Sertão (Princesa Isabel-PB).

Os grupos terão 10 minutos para a montagem do cenário e 35 para as performances. Os três melhores serão premiados com R$ 7 mil e troféu (1° colocado), R$ 5 mil e troféu (2° colocado) e R$ 3 mil e troféu (3° colocado). A comissão julgadora avaliará critérios como coreografia, evolução, harmonia, animação, figurino, casamento, tema, repertório e os desempenhos individuais do Casal, Rei e Rainha e Marcador, com premiação para os destaques.

Realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Esportes, o festival conta com organização da Associação de Artes Cênicas de Salgueiro.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Polícia Militar detém homem com faca que estava intimidando pessoas em Salgueiro

Durante a Operação Impacto Integrado, na noite desta sexta-feira, 26, policiais militares do 8° BPM detiveram um homem que estava armado com faca no bairro Santa Margarida, em Salgueiro, intimidando pessoas.

Moradores da Travessa Sebastião Ferreira chamaram a polícia, denunciando que o suspeito estava armado e visivelmente drogado. Ao ser flagrado com a faca na cintura, ele alegou que só anda armado no bairro, porque tem inimigos.

Em situação suspeita, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade e submetido a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por porte ilegal de arma branca.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Público abaixo das expectativas chama atenção no São João de Petrolina

O São João de Petrolina deste ano, que chega ao fim hoje, 27, ficou marcado por noites com o pátio de eventos Ana das Carrancas esvaziado, mesmo com grandes atrações no palco, como Ivete Sangalo, Xand Avião, Bruno & Marrone e Wesley Safadão que se apresentou na madrugada deste sábado.

Imagens do grande pátio com vários pontos vazios vêm repercutindo nas redes sociais e levantando questionamentos sobre o motivo de o evento de 2026 não ter alcançado o público das edições anteriores do São João do Vale. Vídeos gravados na quinta-feira, 25, por exemplo, quando a festividade recebeu shows de Ivete Sangalo, Bruno & Marrone e Xand, viralizaram pela baixa quantidade de pessoas.

Com um investimento milionário em atrações, a programação não conseguiu corresponder às expectativas de participantes. Muitas pessoas atribuem isso aos altos preços cobrados pelas bebidas no pátio e uma divisão do espaço, que contempla a ‘elite’ no lounge, enquanto o ‘povão’ fica afastado do palco.

Até o momento a única noite que lotou o espaço foi a terça-feira, 23, que contou com shows de Pablo, Gusttavo Lima, entre outras atrações. Isso deve ser repetido hoje, quando a festa será encerrada com apresentações de Calcinha Preta, Nattan, Henrique & Juliano e outros artistas.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Confusão termina com homem esfaqueado no bairro Santa Margarida, em Salgueiro

Uma confusão envolvendo dois homens terminou com um deles esfaqueado na madrugada desta sexta-feira, 26, no Beco da Paz, no bairro Santa Margarida, em Salgueiro. O autor das facadas disse que estava consumindo bebidas alcoólicas na calçada de casa, quando foi provocado pelo outro envolvido na briga.

O homem relatou que o desafeto se aproximou de sua residência em visível estado de embriaguez e sob efeito de entorpecentes, falando frases desconexas e relembrando uma rixa antiga.

A briga, que começou de forma verbal, evoluiu para agressão física, quando o indivíduo arremessou uma pedra no rapaz que estava bebendo na calçada de casa. Este entrou no imóvel, se armou com uma faca de cozinha e desferiu dois golpes no homem que deu início à confusão, atingindo-o na cabeça e ombro. Em seguida retornou para dentro de casa, enquanto o desafeto apedrejava a porta do imóvel.

Após a Polícia Militar chegar ao local, os dois envolvidos na briga foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, que confeccionou dois termos circunstanciados de ocorrência (TCOs).

Da redação do Blog do Chico Gomes

Programação do São Pedro de Cabrobó tem shows de Lipe Lucena, Pedrinho Pegação, Batista Lima e outras atrações

No início de julho, quando muitos municípios já terão encerrado suas festas juninas, Cabrobó realizará mais uma edição de seu tradicional evento de São Pedro. A programação foi anunciada pelo prefeito Galego de Nanai nesse fim de semana.

A festividade será realizada no dia 3 de julho, com Bruno Santos, Everton Freitas, Eve Sander e Batista Lima; e no dia 4, com Jack Furtado, Vitor Leão, Pedrinho Pegação e Lipe Lucena. O evento tem como tema “Se o São João é pelo mundo, o São Pedro é em Cabrobó”, prometendo movimentar a cidade na próxima semana.

“Venha viver duas noites de muita música, alegria e tradição. Na Concha Acústica, grandes atrações vão embalar uma festa feita para o povo de Cabrobó e para todos que vêm compartilhar dessa alegria”, publicou o prefeito.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Governo avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro

O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal.

“Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.

Fonte: Agência Brasil

Grupo Jovens Caminhando com Cristo movimenta a sexta-feira em Salgueiro com o primeiro ‘Luau do JCC’

Criado com objetivo de integrar a juventude às atividades da Igreja Católica em Salgueiro, o grupo Jovens Caminhando com Cristo realiza na noite desta sexta-feira, 26, o primeiro ‘Luau do JCC’.

O evento ocorre na praça da Catedral de Santo Antônio, no Centro da cidade, a partir das 18h, aberto a toda a população.

As atividades começam às 18h com Santa Missa celebrada por Pe. Gilson. Logo em seguida ocorrem show do GOIC, pregação com Pe. Júlio e muita animação com o DJ Ronny Moura.

Os organizadores prometem uma noite de muita evangelização, fé e graça na praça da mais antiga igreja do município. Todos são convidados a participar.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Jovem de 16 anos morre em acidente de moto na zona rural de Araripina

A adolescente Mylla Sério Santos, de 16 anos, perdeu a vida em um acidente de moto na noite desta quinta-feira, 25, na comunidade de Serra dos Simões 2, na zona rural de Araripina-PE. O fato causou grande comoção na região dos municípios Marcolândia e Simões, no sul do Piauí, onde ela morava.

Segundo informações, Mylla tinha saído com uma amiga para comprar leite para a filha de 1 ano e pretendia participar de uma festa junina na região. Entretanto, a moto em que elas estavam se envolveu em um acidente ao passar por uma curva na zona rural de Araripina, o que acabou causando a morte da adolescente.

A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma colisão ou queda de moto, mas quando chegou ao local já encontrou a jovem sem vida, caída ao lado de uma Honda Pop 100. Os PMs ficaram na área até a chegada dos agentes do Instituto de Criminalística (IC), que encaminharam o corpo ao IML.

Mylla estudava na Escola Estadual Raul Sérgio, em Simões-PI, que publicou uma nota de pesar em sua homenagem. “Expressamos nossos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável”, manifestou.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Estudante de Verdejante fica em 1° lugar em Pernambuco no concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2026

O Senado Federal divulgou esta semana a lista de vencedores do concurso de redação do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora de 2026. A iniciativa proporciona a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Em Pernambuco, a vencedora do concurso foi a estudante Ana Clara Macêdo Santos, da EREM Anísio Veras, de Verdejante, com orientação do professor José Roberto da Silva Júnior.

Este ano os estudantes participantes da ação tiveram que fazer um texto com o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”. As redações foram avaliadas pela Comissão Julgadora do Programa, composta por nove servidores de diferentes áreas da Casa.

O júri analisou critérios como a compreensão do tema, a argumentação, o conteúdo, a organização textual e a proposta de intervenção. Ana Clara se destacou em Pernambuco com a melhor redação.

Com o 1° lugar conquistado no concurso, a verdejantense terá oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar entre os dias 17 e 21 de agosto, por meio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras. Ela também conhecerá Brasília, a capital do país.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Taxa de desocupação de maio fica em 5,6%, melhor resultado para o mês desde 2012

A taxa de desocupação no Brasil chegou a 5,6% no trimestre de março a maio de 2026, mostrando estabilidade em relação ao trimestre imediatamente anterior e queda de 0,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano passado (6,2%). O resultado do indicador é o menor para o mês de maio desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. A taxa de desocupação chegou a 14,9% (janeiro-março), em 2021, em razão dos efeitos da Covid-19 no mercado de trabalho nacional. Os dados são da PNAD Contínua Mensal, divulgada hoje (26) pelo IBGE.

“A estabilidade na variação é sazonal, pois é o período em que os setores começam a olhar para o segundo semestre, mas atingir a mínima histórica para o período indica que o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”, explica o analista da pesquisa, William Kratochwill.

A população desocupada (6,1 milhões) registrou estabilidade na comparação com o trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026 (6,2 milhões). No confronto com igual trimestre do ano anterior (6,7 milhões), houve queda de 9,3% (menos 624 mil pessoas). Já a população ocupada (102,7 milhões) registrou alta de 0,5% no trimestre (mais 558 mil pessoas) e aumento de 0,8% no ano (mais 840 mil). E o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi de 58,6%, com variação de 0,2 p.p. no trimestre (58,4%) e mantendo-se estável ano (58,6%).

A PNAD Mensal mostrou que o contingente de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada (exclusive trabalhadores domésticos), estimado em 39,3 milhões de pessoas, apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior e no confronto com o mesmo trimestre de 2025. A categoria dos empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada (13,4 milhões de pessoas) também apresentou estabilidade nas duas comparações. O mesmo ocorreu com trabalhadores por conta própria, formada por 26,0 milhões de pessoas e com os empregadores (4,2 milhões de pessoas).

Diferente das categorias anteriores, um grupo que vem demonstrando estabilidade ou queda nos últimos cinco trimestres é o de trabalhadores domésticos, estimado em 5,4 milhões de pessoas. O contingente apresentou estabilidade no confronto com o trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado mostra queda de 328 mil postos de trabalho. O analista da pesquisa ressalta que “em cenários de baixa desocupação, o custo de oportunidade dessa força de trabalho aumenta, gerando uma migração estrutural para postos formais em outras atividades, que oferecem melhores salários, condições de trabalho e garantias.

Houve crescimento de 3,6% no grupo dos empregados no setor público (inclusive servidores estatutários e militares), estimado em 13,1 milhões de pessoas, frente ao trimestre anterior. Ao se comparar com o mesmo trimestre do ano anterior, houve elevação de 2,8%, representando um adicional estimado de 350 mil pessoas. No entanto, a alta de ocupados neste grupo, no trimestre, foi acompanhada por queda de 3,1% no rendimento médio mensal real habitualmente, equivalente a menos R$ 172. A comparação com o trimestre de março a maio de 2025 indicou aumento de rendimento nas categorias: Empregado com carteira de trabalho assinada (3,0%, ou mais R$ 99) Trabalhador doméstico (3,8%, ou mais R$ 52) e Conta-própria (4,4%, ou mais R$ 130).

“A redução real no rendimento dos empregados no setor público deve-se ao efeito da mudança de composição desse grupo, porque neste período aumenta a contratação de novos servidores temporários ou municipais com salários menores, somado à rigidez dos reajustes nominais do setor público”, explicou William.

Fonte: Agência IBGE

No primeiro ano da gestão Fabinho, Salgueiro fica em 1° lugar no Sertão pernambucano em qualidade da informação contábil e fiscal

Salgueiro está entre os 36 municípios com melhor qualidade da informação contábil e fiscal do Brasil, alcançando o 1° no Sertão e o top 10 em Pernambuco. A façanha foi obtida por Fabinho Lisandro em seu primeiro ano de gestão, em 2025, e reconhecida pelo Tesouro Nacional, através do ‘IV Prêmio – Qualidade da Informação Contábil e Fiscal’. A conquista da ‘Nota A’ pela primeira vez na premiação destaca o compromisso da gestão Fabinho e Emmanuel com a transparência pública. Salgueiro ficou à frente de grandes cidades do Estado, inclusive da capital Recife.

Conforme dados divulgados pelo Tesouro Nacional, o município saiu da posição 1.015 no último ano do prefeito anterior para a ficar entre as 36 cidades com melhor desempenho no setor contábil/fiscal do país. A capital do Sertão Central alcançou o índice de 99,6%, reforçando o empenho de Fabinho com uma área que ele conhece muito bem, por ser um contador de sucesso na iniciativa privada.

A título de comparação, no primeiro ano do prefeito que antecedeu o atual governo, em 2021, Salgueiro estava na posição 4.953 no ranking nacional. O salto na premiação entre os dois governos foi de 4.917 posições, um dos maiores crescimentos na melhoria do setor contábil/fiscal em todo o Brasil.

Ranking

Criado em 2020 pelo Tesouro Nacional, o ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

O objetivo é estimular a continua melhoria da gestão da informação contábil no país, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da Contabilidade Pública e para o aumento da transparência no Brasil. Setores que Salgueiro tem avançado com Fabinho no governo.

Salgueiro: Idosos do Lar São Vicente de Paulo participam de atividade de confecção de puffs com garrafas

O Lar São Vicente de Paulo de Salgueiro promoveu esta semana uma atividade de confecção de puffs com garrafas, envolvendo os idosos atendidos pela instituição. A iniciativa propiciou momentos de aprendizagem, integração e valorização das habilidades de cada participante, estimulando a conscientização ambiental por meio do uso de materiais recicláveis.

A entidade informou que a ação integra o projeto “Onde Mora o Cuidado”, que conta com o apoio da Neoenergia, através do Fundo Nacional da Pessoa Idosa. A unidade do Lar São Vicente de Salgueiro foi selecionada pelo Edital Ilumina Social, do Instituto Neoenergia.

Da redação do Blog do Chico Gomes