CNI vai propor a pré-candidatos fim de ganho real para aposentadorias e outras medidas na área fiscal

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) defende que o governo eleito reajuste aposentadorias apenas pela inflação ou altere a regra de ganho real do salário mínimo, para que seja corrigido somente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O mínimo é reajustado por uma fórmula que considera a inflação mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). O ganho real é limitado ao arcabouço fiscal, que prevê aumento acima da inflação dentro de um intervalo entre 0,6% e 2,5%.

Quando o salário mínimo é reajustado acima da inflação, benefícios do INSS equivalentes ao piso, como aposentadorias, pensões e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), também têm o ganho real, o que pressiona as contas públicas. Já as aposentadorias acima do piso são reajustadas pela inflação.

O documento, a ser entregue aos pré-candidatos à Presidência nesta segunda-feira (22), sugere ainda a desvinculação dos pisos constitucionais de saúde e educação. Com isso, os investimentos nessas áreas deixariam de ter um percentual mínimo incidente sobre a RCL (Receita Corrente Líquida).

“O contexto macroeconômico reforça essa urgência. A dívida pública aumentou de forma relevante nos últimos anos e segue em trajetória ascendente, em um ambiente de déficits persistentes e juros reais elevados. O orçamento público torna-se cada vez mais rígido, pressionado pelo crescimento de despesas
obrigatórias, o que reduz o espaço para investimento e ação discricionária do Estado”, diz a proposta.

A dívida pública do Brasil fechou 2025 em 78,7% do PIB (Produto Interno Bruto). A cifra representa uma alta de 2,4 pontos percentuais no ano. O saldo ficou em R$ 10 trilhões, segundo dados do Banco Central. O senador Flávio Bolsonaro (PL), o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) estarão entre os presentes que vão receber a proposta.

Fonte: Folha de S. Paulo

João Gomes anuncia show do projeto ‘Dominguinho’ na Concha Acústica de Petrolina

Reconhecido internacionalmente com o Grammy Latino em 2025, o projeto ‘Dominguinho’, de João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, será apresentado pela primeira vez em Petrolina em breve. O anúncio foi feito por João neste domingo, 21, durante show no São João da cidade, diante de um grande público no Pátio Ana das Carrancas.

Serritense que alcançou a fama em Petrolina, o cantor e compositor disse que o show especial é um presente para a cidade, com previsão de ocorrer no mês de aniversário da ‘Capital do Sertão’, em setembro. “Quero anunciar que, no aniversário de Petrolina, nesse ano, lá na catedral, a gente vai fazer o Dominguinho”, informou.

Antes desse anúncio, João Gomes disse em entrevista coletiva que voltará à cidade em outubro com mais um show beneficente no Dia das Crianças, visando repetir o sucesso do ano passado. “Ainda esse ano, eu faço a festa das crianças no dia 12 e tem uma surpresa aí para o aniversário de Petrolina”, disse.

João Gomes também falou sobre sua relação com o Sertão pernambucano e a saudade que sente da região. “Eu estou sempre fugindo daqui porque a saudade é muito grande. Evito ver esse sol, evito ver esse rio. Evito porque é uma coisa que é maior do que a gente, uma saudade assim que a gente sente. A vida não é só sobre fazer sucesso ou sobre ganhar o mundo, quando a gente está em casa, a gente sabe que está em casa e que pertence a algum lugar”, declarou.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Prefeitura de Ipubi é divulgado

A banca organizadora do concurso público da Prefeitura de Ipubi divulgou neste fim de semana o resultado preliminar da prova objetiva do certame. Os candidatos podem interpor recurso entre esta segunda, 22, e quinta-feira, 25, pelo site do IDHTEC, responsável pela organização do concurso.

Os participantes concorrem a 156 vagas de níveis Fundamental, Médio/Técnico e Superior, em diversos cargos. Há oportunidades para funções como Cozinheira Hospitalar, Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente Administrativo, Agente Educacional, Nutricionista Escolar, Analista Educacional, Professor, Psicólogo, entre outras.

Quem for aprovado e efetivado na prefeitura exercerá atividades com carga horária de 20 a 40 horas semanais, mediante remuneração que varia de R$ 1.621 a R$ 3.833,37. O provimento dos cargos obedecerá a ordem de classificação, com nomeações a partir da data de homologação do concurso. Mais informações no edital.

Da redação do Blog do Chico Gomes

3° Festival Regional de Quadrilhas Juninas de Salgueiro terá apresentações de grupos de três estados; confira quadrilhas confirmadas

Os shows no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio acabaram no último sábado, 20, mas a programação do Ciclo Junino de Salgueiro segue até o fim de junho. O próximo destaque das festividades é o ‘3° Festival Regional de Quadrilhas Juninas’, que ocorre sábado, 27, no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres.

Com entrada gratuita para toda a população, o evento terá apresentações das seguintes juninas: Danado de Bom (Petrolina-PE), Explode Coração (Petrolina-PE), Luar do Sertão (Salgueiro-PE), Sanfonar (Afogados da Ingazeira-PE), Andarilhos (Afogados da Ingazeira-PE), Luiz Gonzaga (Exu-PE), Catolé (Betânia-PE), Xamêgo Bom (Sobradinho-BA), Encanto do Vale (Juazeiro-BA), Arrapito (Curaçá-BA) e Brilha Sertão (Princesa Isabel-PB).

Cada quadrilha terá 10 minutos para a organização do cenário e 35 minutos para a apresentação. Os jurados vão julgar os critérios de coreografia, evolução, harmonia, animação, figurino, casamento, tema, repertório, além das performances do Casal, Rei, Rainha e Marcador dos grupos participantes.

A melhor quadrilha receberá premiação de R$ 7 mil e troféu, a segunda colocada ganhará R$ 5 mil e troféu e a terceira será agraciada com R$ 3 mil e troféu. Também serão premiados com troféu os melhores Casal de Noivos, Rei, Rainha e Marcador.

O Festival Regional de Quadrilhas Juninas de Salgueiro está sendo realizando pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, com organização da Associação de Artes Cênicas de Salgueiro.

Da redação do Blog do Chico Gomes

São João de Salgueiro chega ao fim com brega recifense e muito forró no Parque de Exposições

Depois de cinco noites muita animadas no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, o São João de Salgueiro chegou ao fim neste sábado, 20, com brega recifense e muito forró no espaço que não recebia as festas juninas há 26 anos. Prestigiado por um público considerável, o encerramento consolidou Salgueiro como maior polo junino do Sertão Central pernambucano.

A última noite da festividade foi aberta por Jameckson, levando ao palco um repertório atualizado de forró, com muita qualidade musical. Na sequência o evento foi contagiado pela alegria, descontração e espontaneidade da cantora Flay, que desceu do palco para interagir com o público, assim como fez Fabinho Testado na noite anterior.

Já entrando na madrugada deste domingo, 21, as duas últimas atrações do encerramento foram a cantora Andrielly Souza, abrilhantando a festa com o brega recifense, e Forró do Muído, famosa banda de forró eletrônico com seu característico estilo de xote.

O São João de Salgueiro termina com um balanço positivo, de um modo geral. Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Exposições nas cinco noites de festas, consumindo nas barracas instaladas nas áreas interna e externa do local e movimentando a economia da cidade.

Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento contou com apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur, e patrocínio do Governo do Brasil, por intermédio do Ministério da Cultura. As secretarias municipais de Serviços Públicos e de Cultura e Esportes também contribuíram, revitalizando e ornamentando o parque.

Polícia Militar apreende espingarda na zona rural de Cedro-PE

Policiais militares do 8° BPM apreenderam uma espingarda na tarde deste domingo, 21, por volta das 15h, no Sítio Reis, na zona rural de Cedro-PE. Os PMs fizeram a apreensão após receberem denúncia sobre a prática de caça ilegal de animais com o uso de arma de fogo na região.

O efetivo fez diligências e depois de algumas horas em campo visualizou um indivíduo com vestes camufladas portando uma arma de fogo. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele jogou a espingarda no chão e fugiu.

Os policiais fizeram buscas, mas não conseguiram localizar o suspeito. Em seguida encaminharam a espingarda à Delegacia de Polícia Civil de Cedro-PE.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Semana do São João começa com dois pontos facultativos em Pernambuco

Por meio da Secretaria de Administração (SAD), o Governo de Pernambuco decretou ponto facultativo nesta segunda-feira, 22, para os servidores estaduais.

A administração do Estado já havia transferido o ponto facultativo de Corpus Christi para a véspera de São João, na terça-feira, 23, em decreto seguido pela Prefeitura de Salgueiro.

Com isso, os funcionários públicos de Pernambuco terão três dias de folga, entre esta segunda-feira e quarta-feira, 24, feriado de São João. As exceções são os serviços essenciais, como saúde e segurança pública.

A governadora Raquel Lyra também anunciou no fim da semana passada o pagamento antecipado da folha de junho dos servidores, agendado para esta segunda-feira, 22.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Seleção vê Neymar bem preparado e acredita em impacto no campo na Copa

Neymar não viajou à Copa do Mundo apenas para ser uma influência no grupo fora de campo. Na reta final para a volta aos gramados depois da lesão de grau dois na panturrilha direita, a seleção espera que ele tenha, sim, impacto dentro de campo.

Simultaneamente ao tratamento da lesão, Neymar tem feito trabalhos físicos de força, explosão, agilidade e resistência visando a volta aos gramados.

Pessoas que o acompanharam na seleção em outros momentos, como na Copa de 2022, dizem que a versão de 2026 é a mais focada. O atacante tem trabalhado em dois e até três períodos em alguns dias.

Neymar não sente dores há praticamente duas semanas.

Dentro da seleção, existe a crença de que ele está bem preparado fisicamente e pode ser um reforço de impacto para o resto da Copa do Mundo.

Mas com cautela: há sempre risco de reincidência de lesões musculares em um jogador de 34 anos que convive com múltiplos problemas físicos nos últimos anos. Mas a avaliação é de que o trabalho foi feito, e agora resta ver como o corpo do camisa 10 reage dentro de campo.

Neymar não joga futebol há mais de 30 dias, desde a derrota do Santos para o Coritiba no dia 17 de maio, data em que sofreu a lesão.

Sábado o camisa 10 realizou atividades mais intensas dentro de campo e com bola antes de ser liberado para a folga com os demais jogadores. Ontem finalmente foi totalmente integrado ao grupo, participando do treinamento com bola dentro de campo com o resto do elenco.

Tudo correndo bem nos treinamentos, Carlo Ancelotti espera tê-lo à disposição para a partida de quarta, diante da Escócia, em Miami, mas, se for a campo, deve ser por poucos minutos. Se responder bem ao retorno e conseguir se manter sem lesão, estará mais perto da sua melhor condição a partir do mata-mata.

Fonte: UOL

MEC usará Enamed como exame obrigatório para exercício da medicina

O MEC (Ministério da Educação), em conjunto com o Ministério da Saúde, anunciou nesta sexta-feira (19) uma medida provisória que transforma o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) em requisito obrigatório para o exercício da medicina no Brasil.

Pelas novas regras, estudantes que ingressarem nos cursos de medicina após a medida estar em vigor precisarão obter desempenho considerado proficiente, acima de 60 pontos, no Enamed para receber o registro profissional nos Conselhos de Medicina.

Atualmente, a apresentação do diploma é suficiente para a obtenção do CRM.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a mudança busca garantir mais segurança à população e fortalecer o controle sobre a qualidade da formação médica.

“O que muda é que agora passa a ter uma prova que avalia se o estudante pode exercer a medicina ou não. Isso traz mais qualidade para a pessoa que está sendo atendida por esse profissional, porque ela quer saber se esse profissional teve um desempenho satisfatório para exercer a medicina”, disse.

Fonte: CNN

Ministério da Saúde começa a vacinar crianças com a pneumo 20

O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (VPC20), conhecida como pneumo 20, em crianças menores de 5 anos.

O imunizante, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos.

A vacina irá substituir a pneumocócica 10-valente (VPC10) que protegia contra dez sorotipos da bactéria. Neste primeiro momento, a vacinação é destinada apenas a crianças, de acordo com o histórico vacinal individual e as doses já recebidas da VPC10.

“Além das crianças de até 5 anos, essa vacina vai estar disponível no SUS para os idosos acamados e idosos que têm pneumopatia crônica, e doença pulmonar crônica. Então, além de uma proteção às crianças, também gera um alívio no bolso das famílias”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O evento que marcou o início da vacinação com a pneumo 20 ocorreu na Zona Sul de São Paulo, na AMA/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Vila Prel, na região do Campo Limpo.

A estimativa do Ministério da Saúde é de imunizar cerca de 2 milhões de crianças em todo o país. O SUS adquiriu mais de 8 milhões de doses e já completou a distribuição aos estados e municípios.

“Estamos começando essa estratégia nacional de vacinação da pneumo 20 aqui na cidade de São Paulo, que é a nossa maior cidade do Brasil e que tem que ser a capital não só brasileira, mas a capital mundial da vacinação. Queria reforçar para os pais: procure a sua unidade básica de saúde mais próxima, onde a vacina já está disponível a todos os municípios brasileiros”, acrescentou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa em Pernambuco

Uma mulher de 30 anos e a filha dela, uma adolescente de 13 anos, foram assassinadas a tiros dentro de uma casa em Timbaúba, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco. Esse crime aconteceu neste sábado (20) e é investigado pela Polícia Civil.

Os nomes das duas vítimas não foram divulgados. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela Delegacia Seccional de Goiana, outra cidade da Zona da Mata, como “duplo homicídio consumado”.

“As vítimas […] foram encontradas sem vida, com perfurações de arma de fogo, em uma residência no Centro de Timbaúba. As diligências foram iniciadas e seguem até o esclarecimento do fato”, afirmou a Polícia Civil na nota sobre esse crime.

A investigação da polícia vai apurar a motivação desses assassinatos e quem cometeu o crime. Ninguém havia sido preso até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1

MIDR aciona Polícia Federal para investigar invasão ao Defesa Civil Alerta

A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20/6), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. Provavelmente se trata de um ataque hacker.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Datafolha: Lula mantém vantagem com 47% no 2º turno contra 43% de Flávio

O presidente Lula (PT) manteve a vantagem e marca 41% no cenário mais provável de primeiro turno ante 31% de Flávio Bolsonaro (PL). A nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostra que o senador estancou por ora o prejuízo eleitoral causado pelo caso “Dark Horse”.

Na rodada anterior, feita após a revelação de que Flávio havia pedido dinheiro a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para bancar um filme sobre Jair Bolsonaro (PL), Lula marcou 40% enquanto o senador tinha os mesmos 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A situação de estabilidade também define o hipotético segundo turno entre Lula e Flávio, em que ambos repetiram o placar visto há um mês, de 47% para o petista e 43% para o bolsonarista. Desta vez, os brancos e nulos somam 8%, e 1% não sabe.

Desde então, o escândalo do Master chegou à cúpula do PT e passou a ser um problema compartilhado entre Lula e Flávio. O novo levantamento, porém, só capta parcialmente esse efeito, pois foi realizado na quarta-feira (17) e quinta-feira (18), dia da operação da Polícia Federal que mirou Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado suspeito de ter recebido pagamentos de Vorcaro.

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades. A pesquisa está registrada no TSE (Superior Tribunal Eleitoral) com o número BR-09956/2026.

Fonte: Folha de S. Paulo