De volta a Brasília, Lula definirá futuro de Jaques na liderança do governo

Após uma rodada de entregas pelo país e de volta a Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta semana com o senador Jaques Wagner (PT-BA) para definir se o aliado segue ou não na liderança do governo no Senado Federal.

A tendência é de que o encontro entre Lula e Jaques aconteça já nesta quarta-feira (24), visto que o presidente deve retornar aos compromissos fora de Brasília na quinta-feira (25), segundo fontes palacianas. O mandatário acelera suas agendas de olho no calendário de restrições eleitorais, que barra inaugurações e publicidades a partir de 4 de julho.

Segundo apurou a CNN, a avaliação atual é que dificilmente Jaques Wagner será mantido na liderança do governo, considerado o alto desgaste político causado pela operação da PF (Polícia Federal) da qual foi alvo na semana passada. Auxiliares do presidente evitam cravar o desfecho, já que a decisão passa também pela relação pessoal de décadas entre os petistas.

Antes de se reunir com Lula, contudo, Jaques tem um encontro previsto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Na ocasião, a expectativa é que o petista agradeça ao presidente do Congresso Nacional pelo apoio público que prestou ao senador logo após a operação.

O presidente do Senado, em entrevista a jornalistas, criticou o que classificou como julgamentos antecipados de agentes públicos. Alcolumbre disse ter “a convicção de que, no decorrer do processo, as verdades do senador Jaques Wagner virão à tona”.

Nos últimos dias, o petista procurou outros colegas de Senado em seu esforço de contenção de danos. Jaques telefonou, por exemplo, ao – também baiano – presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, Otto Alencar (PSD).

Na Bahia no momento da operação, no último dia 18 de junho, o líder também tratou do assunto com o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-ministro Rui Costa. Aliados de primeira hora, os dois devem estar no palanque ao lado do senador, que buscará a reeleição em outubro deste ano.

Duas possibilidades estão sobre a mesa na eventual saída do senador da liderança. A mais provável é que Lula tente convencer Jaques Wagner a deixar o cargo de maneira voluntária e evitar um posicionamento público do Planalto. Para aliados, isso evitaria um desgaste público do mandatário.

A outra opção é Lula formalizar a troca da liderança do governo no Senado. Para aliados, porém, isso poderia expor o presidente e não é visto como plano A. Jaques Wagner afirmou que não pediria para deixar o cargo. Ele disse também que o presidente Lula não mencionou essa possibilidade no telefonema que tiveram horas após a operação.

“Não acho que o Lula vai fazer isso, mas se ele fizer, é um direito dele. O cargo de líder do governo é do presidente da República, mas eu falei com ele hoje e ele sequer tocou nesse tema”, afirmou na semana passada.

Fonte: CNN

Ordem de serviço da Transnordestina em Pernambuco segue sem previsão depois que Lula prometeu assiná-la pessoalmente

No final de maio, quando estava acontecendo a tradicional Marcha dos Prefeitos, a governadora Raquel Lyra acreditava que num gesto com Pernambuco o presidente Lula estivesse presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço do primeiro trecho da ferrovia Transnordestina em Pernambuco.

Seria a retomada simbólica das obras paralisadas em dezembro de 2022 desde que o estado foi excluído do traçado da ferrovia numa articulação da concessionária TLSA com os governos do Ceará e Bahia sem que o estado sequer fosse informado.

Promessa de Lula

Seria o cumprimento de uma promessa do próprio à governadora depois da posse quando garantiu que, ainda que seccionada do traçado original, a ferrovia deveria ser construída no trecho Salgueiro-Suape e daí prosseguindo a Eliseu Martins no Piauí.

Mas no dia 19 de maio a assinatura do contrato foi reagendada para uma cerimônia com a presença do presidente depois que o ministro dos Transportes, George Santoro, recebeu a determinação de um novo agendamento a ser incluído na agenda do chefe do Executivo Federal.

Outras obra

A foto ficou relacionada a ordens de serviço e autorizou o avanço de obras rodoviárias em Pernambuco. As ações somam R$ 473,4 milhões em investimentos do Governo do Brasil, por meio do Novo PAC, voltados à melhoria da segurança viária e da mobilidade no estado.

Um mês depois, o contrato que vai devolver obras no trecho de 73 quilômetros entre Custódia e Arcoverde (Lote SPS-04), com investimento de R$ 312 milhões e prazo de execução de quatro anos, continua no limbo. Ele integra o ramal de 540 quilômetros que liga Salgueiro ao Complexo Portuário de Suape, paralisado há mais de dez anos, com 179 quilômetros já executados.

Não virá

Há poucas chances do presidente vir a Pernambuco para colocar sua assinatura na OS. Primeiro, pelos compromissos que tem com o candidato do PSB ao governo João Campos e com a governadora que também o apoia, embora não tenha declarado voto. Depois porque a partir de 5 de julho haveria restrições devido à legislação eleitoral. Embora possa fazê-lo a qualquer momento em Brasília.

Só que tem um problema. A retomada da obra está sendo contestada no TCU que abriu uma investigação que o levou a determinar ao Ministério dos Transportes e à Infra S.A. que se abstenham de assumir novos compromissos financeiros relacionados à retomada da construção do trecho ferroviário até que esteja corrigida a deficiência de motivação da decisão administrativa, e a base técnica da pertinência e da vantajosidade socioeconômica do empreendimento.

Ficou para 2027

Resumindo. Até que o TCU receba novos documentos, aceite as explicações, analise o EVTEA que determinou ser feito e mude o entendimento sobre a viabilidade da obra, é possível pensar numa OS para o primeiro trecho.

Ou seja, no primeiro governo Lula a promessa de retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco já era. Não há informações de avanços no TCU por parte de Infra S.A. Enquanto isso, a nossa bancada no Congresso continua fazendo cara de paisagem sobre o empreendimento. Estamos sós.

Fonte: JC

INSS estabelece diretrizes para cadastro de biometria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria com diretrizes sobre a obrigatoriedade de cadastro biométrico para concessão de benefícios previdenciários e assistenciais. A medida traz orientações técnicas e procedimentos operacionais sobre a biometria por parte dos servidores do INSS.

Segundo informou a assessoria do INSS, as orientações técnicas e os procedimentos operacionais para a verificação e o tratamento da biometria de que trata a portaria serão publicadas no portal do INSS, no Boletim de Serviço Eletrônico, “por se tratar de conteúdo restrito aos servidores”.

A informação consta da portaria publicada segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU).

As normas sobre exigência do cadastro biométrico para os requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais estão valendo para os benefícios realizados a partir de 21 de novembro de 2025.

Vale lembrar que a exigência já era aplicada desde 1º de setembro de 2024 nos requerimentos de BPC-Loas.

Relembre

A diretriz atualmente em vigor determina que quem for realizar o pedido do benefício ou seu representante deverá comprovar a existência de registro biométrico em uma das seguintes bases oficiais do governo:

– Carteira de Identidade Nacional (CIN);

– Título Eleitoral; ou

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: Agência Brasil

Troca de tiros no São João de Serra Talhada deixa um morto e cinco PMs feridos

A madrugada desta quarta-feira, 24, foi de medo, tumulto e correria na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante o evento de São João. Segundo informações apuradas pelo Farol, houve um troca de tiros em meio ao evento, que resultou na morte de uma pessoa, e pelo menos cinco policiais militares ficaram feridos. O fato ocorreu por volta das 02h30.

Os policiais feridos ainda se encontram no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) que confirmou o atendimento. Pelo menos dois PMs estão em observação no Hospital Eduardo Campos. Ainda não foi divulgada a identidade da vítima fatal.

Há informações extraoficiais que o tiroteio começou após uma discussão envolvendo a pessoa que morreu e que alguns populares foram feridos e conduzidos ao Hospital Eduardo Campos (HEC).

Fonte: Farol de Notícias

Copa 2026: Brasil encerra preparação para encarar a Escócia com Neymar e dúvida no ataque

A Seleção Brasileira concluiu nesta terça-feira, 23, em Nova Jersey, a preparação para o duelo contra a Escócia, pela terceira e última rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026. A partida será disputada nesta quarta-feira, 24, às 19h (horário de Brasília), em Miami, e pode garantir ao time de Carlo Ancelotti a liderança da chave antes do início do mata-mata.

A atividade realizada no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, contou com 25 dos 26 jogadores convocados. A única ausência foi o atacante Raphinha, que se recupera de uma lesão muscular na coxa direita sofrida durante a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti. Por outro lado, o goleiro Alisson, preservado na segunda-feira por controle de carga, treinou normalmente com o restante do elenco.

Outro destaque foi Neymar. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o camisa 10 participou pelo terceiro dia consecutivo das atividades sem qualquer restrição e deve ser relacionado pela primeira vez nesta edição da Copa do Mundo. O atacante não entra em campo desde 17 de maio, quando atuou pelo Santos na derrota para o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro.

Dúvida no ataque

Sem Raphinha, Carlo Ancelotti ainda não revelou quem ocupará a vaga no ataque brasileiro. Luiz Henrique e Rayan aparecem como principais candidatos, já que atuam com frequência pelo setor. Gabriel Martinelli também surge como alternativa, apesar de ter preferência pelo lado esquerdo.

Durante os treinamentos, o treinador italiano ainda observou outras possibilidades. Endrick chegou a ser testado ao lado de Matheus Cunha no ataque, enquanto Léo Pereira, na zaga, apareceu em algumas movimentações na vaga de Gabriel Magalhães.

Brasil x Escócia

O Brasil também entra em campo buscando terminar na liderança do Grupo C. A Seleção está empatada em pontos com o Marrocos e sabe que a posição final influenciará diretamente o caminho no mata-mata.

O cruzamento será com equipes do Grupo F, atualmente liderado pela Holanda, seguida pelo Japão. Caso avance em primeiro lugar, o Brasil enfrentará o segundo colocado da chave. Se terminar em segundo, terá pela frente o líder do grupo adversário.

A Holanda enfrentará a Tunísia, já eliminada, enquanto o Japão terá um confronto contra a Suécia, que ainda tem chances de avançar entre os dois primeiros.

Fonte: Diario de Pernambuco

Vendedor de milho é assassinado a tiros no comércio de rua do Recife

Um vendedor de milho foi morto enquanto trabalhava no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O crime aconteceu na tarde da segunda-feira (22) e foi flagrado por uma câmera de segurança instalada na Rua Padre Lemos.

A vítima tem 24 anos e foi identificada como Eduardo Vitor de Andrade Lima. A motivação do crime começou a ser investigada pela Polícia Civil, que registrou o caso como homicídio e tentativa de homicídio, pois os tiros também atingiram uma mulher de 49 anos, que estava na calçada e ficou ferida.

As imagens mostram o momento em que um carro se aproxima e dois criminosos armados, vestindo roupas camufladas, descem do veículo e atiram em Eduardo Vitor, que cai na pista após ser atingido pelos disparos de arma de fogo.

Ele se apresentava como cantor e MC no seu perfil do Instagram, onde divulgava seu trabalho como ambulante, vendendo milho e camarão no comércio do bairro. Os criminosos fugiram do local e não tinham sido presos até a última atualização desta reportagem.

No momento do assassinato, várias pessoas estavam na calçada e correram com medo de serem baleadas. Pelo registro da câmera de segurança, o crime aconteceu às 15h40, horário de muita movimentação na área comercial do bairro.

A mulher ferida foi levada para uma unidade de saúde. Como o nome dela e o do hospital não foram divulgados, não foi possível obter informações sobre o estado de saúde da paciente.

Fonte: G1

Thales Play é a primeira atração confirmada na Festa do Milho 2026 de Cedro-PE

Os preparativos para a edição 2026 da Festa do Milho, principal evento de Cedro-PE, já foram iniciados pela prefeitura do município. A divulgação das atrações começou nesta terça-feira, 23, véspera de São João, com o anúncio de Thales Play como primeiros artista confirmado na grade do evento.

O estilo de Thales é de muito alto astral e animação, com um forró eletrônico moderno, bem para cima. Seu grupo musical é conhecido como a banda do Real Madrid, porque todos os integrantes se apresentam com a camisa do famoso time europeu.

A Festa do Milho 2026 será realizada nos dias 11 e 12 de julho no Estádio O Camilão, aberta para todos os cedrenses e visitantes da cidade.

Da redação do Blog do Chico Gomes

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

– Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;

– Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção.

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal.

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto.

Fonte: Agência Brasil

Matheus & Kauan, Henry Freitas, Tarcísio do Acordeon e outras atrações sobem ao palco do São João de Petrolina nesta terça-feira

Petrolina está vivenciando uma das maiores festividades juninas do Nordeste desde sexta-feira, 19. Nesta terça, 23, véspera de São João, o grandioso palco do Pátio Ana das Carrancas recebe shows de Pedro Libe, Matheus & Kauan, Henry Freitas, Tarcísio do Acordeon, Iguinho & Lulinha e Hugo & Guilherme.

A ordem dos shows ainda não foi divulgada pela prefeitura, mas geralmente os portões do pátio são abertos às 18h para que as pessoas possam ir se acomodando, principalmente hoje, que antecede um feriado, com expectativa de mais um grande público no evento.

As festividades da ‘Capital do Sertão’ se estendem até sábado, 27. A programação de amanhã conta com apresentações de Vitor Fernandes, Mari Fernandez, Léo Santana, Ivete Sangalo e Luan Santana.

No encerramento, sábado, uma das atrações mais aguardadas do São João subirá ao palco: a dupla Henrique & Juliano.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Comunidade quilombola de Santana promove tradicional festa junina nesta terça-feira

Na noite desta terça-feira, 23, véspera de São João, a comunidade quilombola de Santana promove sua tradicional festa junina. O evento é realizado há 20 anos, reunindo famílias, amigos e visitantes em uma celebração marcada pela cultura, alegria e valorização das raízes e cultura local.

A festa, que começa às 21h, terá apresentações culturais, comidas típicas, shows de Gaby Cysneiros e Ítalo Ramon e muito animação dos moradores locais, que valorizam o São João como uma das mais belas tradições e expressões culturais do Nordeste.

Tradição de duas décadas

Durante duas décadas de realização, o evento se tornou um símbolo de união, identidade e preservação das tradições que perpassam de geração em geração na comunidade. A tradição se mantém viva nesta terça-feira, em mais um ano dessa história construída com muito orgulho, resistência e valorização da cultura popular quilombola.

A comunidade convida todos os salgueirenses para participar do evento, que tem apoio da prefeitura.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Véspera de São João tem ponto facultativo em Salgueiro, com órgãos públicos fechados

Nesta terça-feira, 23, véspera de São João, data em que muitas famílias celebram a festa tradicional à noite, o prefeito Fabinho Lisandro decretou ponto facultativo em Salgueiro, seguindo uma deliberação da governadora Raquel Lyra.

Devido a isso, órgãos públicos da administração direta e indireta, como escolas, postos de saúde e o Expresso Cidadão não vão funcionar hoje no município. O prefeito e a governadora transferiram a folga do Corpus Christi, celebrado em 6 de junho, para esta terça-feira.

Comércio

Na iniciativa privada o ponto facultativo não interfere, cabendo a cada empresa determinar seu horário de funcionamento hoje. Informações obtidas por nossa redação dão conta que muitos estabelecimentos vão funcionar em meio período, enquanto outros, como os supermercados ficarão abertos por mais algumas horas.

Já amanhã, feriado de São João em vários municípios do Nordeste, o comércio estará fechado, assim como agências bancárias e os órgãos públicos.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Prefeitura de Floresta-PE realiza ‘Arraiá dos Tamarindos’ nas comemorações pelos 119 anos de emancipação do município

Ainda em clima de festa pelas comemorações dos 119 anos de emancipação do município, a Prefeitura de Floresta-PE, em parceria com a Casa do Tamarindo, realizou nesse fim de semana o ‘Arraiá dos Tamarindos 2026’.  O evento visa valorizar e promover a cultura popular a partir do fruto do tamarindo, patrimônio cultural do município.

A programação contou com feira de artesanato, comidas típicas, apresentações culturais e muito forró pé de serra com Cícero Costa e Emiliano Souza, artistas locais que fecharam a noite com muita animação e alegria.

PNAB

Os artistas do município participaram da festa com financiamento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), que garantiu o fortalecimento, valorização e incentivo às ações culturais locais.

“Foi uma noite de celebração da nossa história, da nossa cultura e do talento da nossa gente”, destaca a prefeitura.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Vaqueiro Josevaldo Sampaio morre em acidente de moto na PE-507, em Serrita

O vaqueiro e motorista de lotação Josevaldo Sampaio, conhecido popularmente como ‘Josa’, morreu em um grave acidente de moto registrado na tarde desta segunda-feira, 22, na PE-507, em Serrita. Não há informações sobre as circunstâncias da fatalidade.

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam a morte de Josa, uma pessoa muito querida não só em Serrita, como também em Salgueiro e outras cidades onde era conhecido. O sentimento de luto foi compartilhado por autoridades locais, que lastimaram a partida precoce do vaqueiro.

O vereador Chico Romão, por exemplo, divulgou uma Nota de Pesar declarando que Josa deixará “saudades e boas lembranças a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”.

Da redação do Blog do Chico Gomes