Taxa de desocupação de maio fica em 5,6%, melhor resultado para o mês desde 2012

A taxa de desocupação no Brasil chegou a 5,6% no trimestre de março a maio de 2026, mostrando estabilidade em relação ao trimestre imediatamente anterior e queda de 0,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano passado (6,2%). O resultado do indicador é o menor para o mês de maio desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. A taxa de desocupação chegou a 14,9% (janeiro-março), em 2021, em razão dos efeitos da Covid-19 no mercado de trabalho nacional. Os dados são da PNAD Contínua Mensal, divulgada hoje (26) pelo IBGE.

“A estabilidade na variação é sazonal, pois é o período em que os setores começam a olhar para o segundo semestre, mas atingir a mínima histórica para o período indica que o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”, explica o analista da pesquisa, William Kratochwill.

A população desocupada (6,1 milhões) registrou estabilidade na comparação com o trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026 (6,2 milhões). No confronto com igual trimestre do ano anterior (6,7 milhões), houve queda de 9,3% (menos 624 mil pessoas). Já a população ocupada (102,7 milhões) registrou alta de 0,5% no trimestre (mais 558 mil pessoas) e aumento de 0,8% no ano (mais 840 mil). E o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi de 58,6%, com variação de 0,2 p.p. no trimestre (58,4%) e mantendo-se estável ano (58,6%).

A PNAD Mensal mostrou que o contingente de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada (exclusive trabalhadores domésticos), estimado em 39,3 milhões de pessoas, apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior e no confronto com o mesmo trimestre de 2025. A categoria dos empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada (13,4 milhões de pessoas) também apresentou estabilidade nas duas comparações. O mesmo ocorreu com trabalhadores por conta própria, formada por 26,0 milhões de pessoas e com os empregadores (4,2 milhões de pessoas).

Diferente das categorias anteriores, um grupo que vem demonstrando estabilidade ou queda nos últimos cinco trimestres é o de trabalhadores domésticos, estimado em 5,4 milhões de pessoas. O contingente apresentou estabilidade no confronto com o trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado mostra queda de 328 mil postos de trabalho. O analista da pesquisa ressalta que “em cenários de baixa desocupação, o custo de oportunidade dessa força de trabalho aumenta, gerando uma migração estrutural para postos formais em outras atividades, que oferecem melhores salários, condições de trabalho e garantias.

Houve crescimento de 3,6% no grupo dos empregados no setor público (inclusive servidores estatutários e militares), estimado em 13,1 milhões de pessoas, frente ao trimestre anterior. Ao se comparar com o mesmo trimestre do ano anterior, houve elevação de 2,8%, representando um adicional estimado de 350 mil pessoas. No entanto, a alta de ocupados neste grupo, no trimestre, foi acompanhada por queda de 3,1% no rendimento médio mensal real habitualmente, equivalente a menos R$ 172. A comparação com o trimestre de março a maio de 2025 indicou aumento de rendimento nas categorias: Empregado com carteira de trabalho assinada (3,0%, ou mais R$ 99) Trabalhador doméstico (3,8%, ou mais R$ 52) e Conta-própria (4,4%, ou mais R$ 130).

“A redução real no rendimento dos empregados no setor público deve-se ao efeito da mudança de composição desse grupo, porque neste período aumenta a contratação de novos servidores temporários ou municipais com salários menores, somado à rigidez dos reajustes nominais do setor público”, explicou William.

Fonte: Agência IBGE

No primeiro ano da gestão Fabinho, Salgueiro fica em 1° lugar no Sertão pernambucano em qualidade da informação contábil e fiscal

Salgueiro está entre os 36 municípios com melhor qualidade da informação contábil e fiscal do Brasil, alcançando o 1° no Sertão e o top 10 em Pernambuco. A façanha foi obtida por Fabinho Lisandro em seu primeiro ano de gestão, em 2025, e reconhecida pelo Tesouro Nacional, através do ‘IV Prêmio – Qualidade da Informação Contábil e Fiscal’. A conquista da ‘Nota A’ pela primeira vez na premiação destaca o compromisso da gestão Fabinho e Emmanuel com a transparência pública. Salgueiro ficou à frente de grandes cidades do Estado, inclusive da capital Recife.

Conforme dados divulgados pelo Tesouro Nacional, o município saiu da posição 1.015 no último ano do prefeito anterior para a ficar entre as 36 cidades com melhor desempenho no setor contábil/fiscal do país. A capital do Sertão Central alcançou o índice de 99,6%, reforçando o empenho de Fabinho com uma área que ele conhece muito bem, por ser um contador de sucesso na iniciativa privada.

A título de comparação, no primeiro ano do prefeito que antecedeu o atual governo, em 2021, Salgueiro estava na posição 4.953 no ranking nacional. O salto na premiação entre os dois governos foi de 4.917 posições, um dos maiores crescimentos na melhoria do setor contábil/fiscal em todo o Brasil.

Ranking

Criado em 2020 pelo Tesouro Nacional, o ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

O objetivo é estimular a continua melhoria da gestão da informação contábil no país, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da Contabilidade Pública e para o aumento da transparência no Brasil. Setores que Salgueiro tem avançado com Fabinho no governo.

Salgueiro: Idosos do Lar São Vicente de Paulo participam de atividade de confecção de puffs com garrafas

O Lar São Vicente de Paulo de Salgueiro promoveu esta semana uma atividade de confecção de puffs com garrafas, envolvendo os idosos atendidos pela instituição. A iniciativa propiciou momentos de aprendizagem, integração e valorização das habilidades de cada participante, estimulando a conscientização ambiental por meio do uso de materiais recicláveis.

A entidade informou que a ação integra o projeto “Onde Mora o Cuidado”, que conta com o apoio da Neoenergia, através do Fundo Nacional da Pessoa Idosa. A unidade do Lar São Vicente de Salgueiro foi selecionada pelo Edital Ilumina Social, do Instituto Neoenergia.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Pajeú abre diversas vagas de emprego para unidade que será inaugurada em Cabrobó

Prestes a inaugurar sua primeira unidade em Cabrobó, o Grupo Pajeú abriu diversas vagas de emprego na cidade. A rede de supermercados fundada em Serra Talhada divulgou nesta sexta-feira, 26, oportunidades para quem deseja integrar o quadro de funcionários da empresa.

As vagas são para as funções de Repositor, Entregador de Mercadorias, Atendente de Frigorífico, Ajudante de Depósito e Operador de Caixa. Extensivas a pessoas com deficiência (PcD), todas oferecem salário da categoria, com oportunidade de crescimento e benefícios.

Quem quiser se candidatar deve enviar o currículo com o título da vaga, até 30 de julho, para o e-mail curriculos@grupopajeu.com.br.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Faculdade de Petrolina (Facape) realiza Processo Seletivo para contratação temporária de professores

Um Processo Seletivo Simplificado foi aberto pela Faculdade de Petrolina (Facape) visando à contratação temporária de professores para os cursos de Direito, Administração e Psicologia. Quem quiser concorrer deve se inscrever até o dia 3 de julho, através deste site.

De acordo com o portal g1, a seleção será realizada por meio de Avaliação Didático-Pedagógica, de cunho eliminatório, em que os candidatos devem ministrar uma aula expositiva sobre um tema sorteado, relacionado à área de conhecimento da vaga pleiteada. Em uma segunda etapa, também será feita Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Para participar da seleção é preciso atender aos requisitos estabelecidos no edital, como formação compatível com a vaga almejada, entre outras exigências legais. A remuneração pode chegar a R$ 4.860,15.

O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de julho, no site oficial da Facape e no Diário Oficial de Petrolina.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Banda Cavaleiros do Forró está confirmada na Festa do Milho de Cedro-PE

A Prefeitura de Cedro-PE anunciou nesta sexta-feira,26, mais uma atração confirmada na edição 2026 da Festa do Milho, principal evento festivo do município.

Após Thales Play, o governo divulgou que a banda Cavaleiros do Forró também está confirmada na grade de programação.

Fundada em 2001 em Natal-RN, a banda é uma das mais consolidadas do gênero de forró, com sucessos como ‘Se Rei Pra Lá’, ‘Alô’, ‘Mar de Doçura’, ‘A Vontade que Eu Tenho’, ‘Avisa Lá’ e ‘Não Pegue Esse Avião’.

Em sua 22ª edição, a Festa do Milho de Cedro será realizada nos dias 11 e 12 de julho no Estádio O Camilão, com entrada gratuita.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Campus Salgueiro do IFSertãoPE está com inscrições abertas para curso gratuito de redação voltado ao ENEM

Estão abertas até terça-feira, 30, as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ‘Escrita para o Amanhã’, oferecido gratuitamente pelo Campus Salgueiro do IFSertãoPE, através de seu Centro de Línguas.

A capacitação é destinada a estudantes e demais interessados em melhorar a escrita e desenvolver competências essenciais para a produção da redação exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Leia o edital

Os participantes do curso receberão orientações sobre como fortalecer habilidades de leitura, argumentação e elaboração de textos dissertativos-argumentativos, o que contribui para a formação acadêmica e cidadã dos alunos.

As aulas serão realizadas na modalidade online, em tempo real, possibilitando a participação de pessoas de diferentes localidades. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Japão empata com a Suécia e será o adversário do Brasil na segunda fase da Copa do Mundo

Será o Japão. Na segunda-feira (29), na úmida e quente Houston, o Brasil encontrará os japoneses para decidir a vaga nas oitavas. O 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), combinado com o 3 a 1 da Holanda sobre a Tunísia, fez cruzar dois países de afinidade extrema quando se fala de futebol.

Foi pelos nossos pés, ou melhor, pelos pés de Zico que eles entraram no mundo da bola. Agora, a criatura encontra seu criador. O melhor seria a Suécia, de futebol pobre e de jogo direto para seus centroavantes. O Japão, embora ainda esteja abaixo da prateleira do Brasil, tem mais repertório e jogo para enfrentar. Não levem como jogo jogado, não.

O Japão aprendeu a jogar. A sua bola sai rente ao gramado, o passe é sempre correto. Há um peso no jogo, com ultrapassagens, dobra em cima do lateral adversário. Kamada, o camisa 15, circula pelo meio e organiza o jogo. Doan, o 10, de cabelo platinado, parte das pontas para o meio. Atrás deles Tanaka, o camisa 7, fica como um cão de guarda na frente da zaga. Quando o time é atacado, ele afunda e forma linha de cinco com zagueiros e laterais.

Aliás, o lateral-direito Sugawara é quem tenta bagunçar a marcação adversária. Ele é ponteiro na fase ofensiva, mas sai vai também pelo meio. Jogador do Werder Bremen, percebe-se boa técnica nele e entendimento do jogo. No lado esquerdo, o camisa 13 Nakamura, meia, é quem dá amplitude.

Já a Suécia joga um futebol mais simples. Defende-se com três zagueiros do tamanho de uma porta e baixa os laterais para formar a linha de cinco. Em alguns lances, o técnico Graham Potter teve de pedir para seus zagueiros avançarem.

A bola raramente passou no primeiro tempo pelo meio, onde estão Lindelof, capitão e jogador do Aston Villa, e Ayari, 22 anos e joia sueca – o Brighton lá o pegou antes de todos. Todo o jogo sueco é jogar a bola para a casquinha de Isak visando a passagem de Gyokeres. Ou vice-versa. Elanga, companheiro de Bruno Guimarães no Newcastle pouco participou.

Assim, o jogo ficou no Japão tentando concatenar alguma jogada, e a Suécia se defendendo e fazendo ligação direta. Não fosse a torcida organizada japonesa com seu tambor e o canto repetido de “ôôô-ô-ôôôô” daria até para tirar uma soneca, já que o ar condicionado do estádio deixa o ambiente bem agradável.

Fonte: Zero Hora

Polícia mira grupo que tentou reativar banco extinto para desviar R$ 1 bilhão

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou hoje uma operação contra um grupo suspeito de reativar de forma irregular um banco extinto há mais de 60 anos para tentar desviar mais de R$ 1 bilhão.

A Operação Lázaro cumpriu mandados de busca e apreensão em bairros nobres do Rio de Janeiro. Policiais civis da DDEF (Delegacia de Defraudações) fizeram buscas em condomínios e casas de alto padrão na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Copacabana, Gávea, Botafogo, Tijuca e Glória.

O grupo é suspeito de tentar se apropriar de um crédito superior a R$ 1 bilhão. O valor é relacionado à desapropriação de um terreno de 153 mil metros quadrados no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade.

Segundo a polícia, os suspeitos teriam reativado o registro de um banco liquidado em 1964. A investigação aponta que, em 2024, falsos acionistas conseguiram restabelecer o registro da instituição financeira, mesmo com decisões judiciais e pareceres técnicos contrários.

A polícia apreendeu documentos e aparelhos eletrônicos durante a ação. O material apreendido hoje será analisado para detalhar a participação de cada suspeito no esquema.

Como funcionava a suposta fraude, segundo a polícia

As ações do banco deixaram de existir oficialmente na década de 1960. Após o processo de liquidação aprovado pelos próprios acionistas em 1964, os ativos que restavam foram distribuídos e a empresa deixou de existir. O nome do banco não foi revelado.

A investigação aponta que pessoas se apresentaram falsamente como representantes da instituição. Décadas após o fim do banco, o grupo articulou a retomada do registro empresarial para tentar dar aparência de legalidade à cobrança do crédito bilionário.

A polícia apura a participação de agentes públicos e ex-servidores no esquema. A suspeita é de que funcionários de órgãos públicos tenham facilitado a reativação irregular do registro do banco.

Os integrantes do grupo também são investigados por fraudes imobiliárias na zona oeste do Rio. A Polícia Civil encontrou indícios de que os suspeitos atuavam em invasões de terrenos e na construção de empreendimentos irregulares na Barra da Tijuca.

Fonte: UOL

Equipamentos chegam a Petrolina para obras de ampliação do abastecimento de água

Novos conjuntos de motobombas que integram a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Petrolina chegaram ao município esta semana. O investimento de R$ 1,3 milhão da Compesa faz parte de um pacote de R$ 100 milhões garantido pelo Programa Águas de Pernambuco, do Governo do Estado.

Os equipamentos serão instalados na nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Francisco, cujas obras estão em estágio avançado, visando ampliar em mais 400 litros por segundo a produção de água para atender a população petrolinense. O projeto também contempla futuras áreas da cidade em expansão.

“Esse pacote de investimentos visa acompanhar as demandas de uma das cidades que mais crescem no Estado, levando mais água e proporcionando mais segurança operacional aos sistemas de abastecimento”, destaca o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

De acordo com a companhia, a obra da nova ETA localizada no Distrito Industrial está com 50% de avanço físico, com um investimento de R$ 60 milhões. A expectativa é que o novo local tratamento d´água seja entregue à população ainda este ano.

Além da construção da ETA São Francisco, o pacote de investimentos da Compesa em Petrolina também inclui uma nova captação na ETA Vitória, duas novas adutoras entre as ETAs Vitória, São Francisco e Centro e a requalificação das três estações de tratamento. Os trabalhos devem ser concluídos em 2027.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Polícia Rodoviária Federal divulga balanço da Operação São João em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira, 25, o balanço da Operação São João em Pernambuco, realizada entre os dias 19 e 24 de junho. Durante a ação os policiais fiscalizaram as estradas federais que cortam o Estado, principalmente as BRs 232 e 428, coibindo comportamentos arriscados no trânsito, sobretudo em regiões com festas juninas, como Salgueiro.

Segundo a PRF, este ano foram registrados 59 acidentes nas rodovias federais no Estado, com 63 pessoas feridas e seis mortas. Entre as vítimas fatais, quatro estavam em motos e duas em bicicletas. Na operação do ano passado, que coincidiu com o Corpus Christi, a corporação registrou menos sinistros (49), com 53 feridos e sete mortes.

Ao longo dos cinco dias da operação deste ano, os policiais fiscalizaram 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitindo 3.403 autos de infração e registrando 331,7 toneladas de excesso de peso. Na Lei Seca, que completou 18 anos em 2026, foram realizados 4.436 testes, resultando em três condutores detidos sob efeito de álcool e 120 autos de infração.

No que se refere às infrações de trânsito, a mais registrada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. A PRF também emitiu outras autuações por infrações como ultrapassagem em local proibido (266), tráfego pelo acostamento (220), ausência do uso de cinto de segurança (172), falta de capacete (79) e a não disponibilidade de cadeirinha (25). Ainda foram emitidas 99 autuações por desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.

Ações educativas e combate ao crime

Os policiais rodoviários federais também fizeram ações educativas, alcançando 3.782 pessoas por meio de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com apoio da Carreta do Cinema PRF, que se encontra na Estação Ferroviária de Caruaru até sábado, 27.

No combate ao crime, os agentes apreenderam 23,7 kg de maconha, recuperaram 10 veículos e apreenderam 136 m³ de madeira ilegal. Além disso, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e uso de documento falso.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Com jogo do Brasil à tarde, expediente da segunda-feira é reduzido pela governadora Raquel Lyra

Depois de se classificar para a fase do mata-mata em 1° lugar no Grupo C da Copa do Mundo, o Brasil tem jogo agendado para a próxima segunda-feira, 29, a partir das 14h. Por conta disso, a governadora Raquel Lyra anunciou redução no expediente dos servidores estaduais no início da semana, quando também é comemorado o Dia de São Pedro.

“Como também tem jogo na próxima segunda-feira, o expediente no Estado vale até meio-dia. E é claro que a gente vai torcendo pelo hexa e trabalhando e entregando por Pernambuco”, disse a governadora em vídeo publicado nas redes sociais.

Vale lembrar que a redução é válida apenas para os servidores estaduais. No caso dos servidores municipais, os prefeitos devem decidir se seguem ou não a deliberação do Governo do Estado, com grande probabilidade de que sigam.

Já na iniciativa privada, os comércios provavelmente também fecharão as portas um pouco antes da partida, reabrindo em seguida.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

Os terremotos que atingiram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) causaram pelo menos 164 mortes até o momento, segundo afirmou a presidente Delcy Rodríguez na manhã desta quinta-feira, 25. Há mais de mil feridos e mais vítimas presas nos escombros das dezenas de prédios e casas que desabaram.

Segundo informações da agência Reuters, a presidente anunciou que será criado um fundo de US$ 200 milhões, com recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) para reconstruir a infraestrutura do país.

Em fala à Nação, Delcy Rodríguez disse que todos os esforços atuais são para salvar vidas e resgatar sobreviventes. Segundo ela, o estado mais afetado do país foi La Guaira, com “dezenas de edifícios colapsados. “É uma verdadeira tragédia”, disse a presidente.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o número de mortes pode ultrapassar 10 mil pessoas e chegar a até 100 mil.

Um alerta de tsunami foi emitido também nesta quarta pelo U.S. Tsunami Warning Centers, mas a ameaça não se confirmou.

Segundo a Reuters, a missão de direitos humanos da ONU na Venezuela solicitou que o governo venezuelano suspenda emergencialmente as restrições às redes sociais.

Dezenas de países já se prontificaram a ajudar a Venezuela. Nações como México, Brasil, Catar, Estados Unidos, China e outras se dispuseram a enviar equipes de resgate e também material de primeiros socorros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou ainda na noite de ontem em seu perfil na rede social X. Ele informou que instruiu o Ministério das Relações Exteriores a avaliar a situação venezuelana para adotar as medidas assistenciais necessárias.

Fonte: Agência Brasil