Thales Play é a primeira atração confirmada na Festa do Milho 2026 de Cedro-PE

Os preparativos para a edição 2026 da Festa do Milho, principal evento de Cedro-PE, já foram iniciados pela prefeitura do município. A divulgação das atrações começou nesta terça-feira, 23, véspera de São João, com o anúncio de Thales Play como primeiros artista confirmado na grade do evento.

O estilo de Thales é de muito alto astral e animação, com um forró eletrônico moderno, bem para cima. Seu grupo musical é conhecido como a banda do Real Madrid, porque todos os integrantes se apresentam com a camisa do famoso time europeu.

A Festa do Milho 2026 será realizada nos dias 11 e 12 de julho no Estádio O Camilão, aberta para todos os cedrenses e visitantes da cidade.

Da redação do Blog do Chico Gomes

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

– Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;

– Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção.

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal.

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto.

Fonte: Agência Brasil

Matheus & Kauan, Henry Freitas, Tarcísio do Acordeon e outras atrações sobem ao palco do São João de Petrolina nesta terça-feira

Petrolina está vivenciando uma das maiores festividades juninas do Nordeste desde sexta-feira, 19. Nesta terça, 23, véspera de São João, o grandioso palco do Pátio Ana das Carrancas recebe shows de Pedro Libe, Matheus & Kauan, Henry Freitas, Tarcísio do Acordeon, Iguinho & Lulinha e Hugo & Guilherme.

A ordem dos shows ainda não foi divulgada pela prefeitura, mas geralmente os portões do pátio são abertos às 18h para que as pessoas possam ir se acomodando, principalmente hoje, que antecede um feriado, com expectativa de mais um grande público no evento.

As festividades da ‘Capital do Sertão’ se estendem até sábado, 27. A programação de amanhã conta com apresentações de Vitor Fernandes, Mari Fernandez, Léo Santana, Ivete Sangalo e Luan Santana.

No encerramento, sábado, uma das atrações mais aguardadas do São João subirá ao palco: a dupla Henrique & Juliano.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Comunidade quilombola de Santana promove tradicional festa junina nesta terça-feira

Na noite desta terça-feira, 23, véspera de São João, a comunidade quilombola de Santana promove sua tradicional festa junina. O evento é realizado há 20 anos, reunindo famílias, amigos e visitantes em uma celebração marcada pela cultura, alegria e valorização das raízes e cultura local.

A festa, que começa às 21h, terá apresentações culturais, comidas típicas, shows de Gaby Cysneiros e Ítalo Ramon e muito animação dos moradores locais, que valorizam o São João como uma das mais belas tradições e expressões culturais do Nordeste.

Tradição de duas décadas

Durante duas décadas de realização, o evento se tornou um símbolo de união, identidade e preservação das tradições que perpassam de geração em geração na comunidade. A tradição se mantém viva nesta terça-feira, em mais um ano dessa história construída com muito orgulho, resistência e valorização da cultura popular quilombola.

A comunidade convida todos os salgueirenses para participar do evento, que tem apoio da prefeitura.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Véspera de São João tem ponto facultativo em Salgueiro, com órgãos públicos fechados

Nesta terça-feira, 23, véspera de São João, data em que muitas famílias celebram a festa tradicional à noite, o prefeito Fabinho Lisandro decretou ponto facultativo em Salgueiro, seguindo uma deliberação da governadora Raquel Lyra.

Devido a isso, órgãos públicos da administração direta e indireta, como escolas, postos de saúde e o Expresso Cidadão não vão funcionar hoje no município. O prefeito e a governadora transferiram a folga do Corpus Christi, celebrado em 6 de junho, para esta terça-feira.

Comércio

Na iniciativa privada o ponto facultativo não interfere, cabendo a cada empresa determinar seu horário de funcionamento hoje. Informações obtidas por nossa redação dão conta que muitos estabelecimentos vão funcionar em meio período, enquanto outros, como os supermercados ficarão abertos por mais algumas horas.

Já amanhã, feriado de São João em vários municípios do Nordeste, o comércio estará fechado, assim como agências bancárias e os órgãos públicos.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Prefeitura de Floresta-PE realiza ‘Arraiá dos Tamarindos’ nas comemorações pelos 119 anos de emancipação do município

Ainda em clima de festa pelas comemorações dos 119 anos de emancipação do município, a Prefeitura de Floresta-PE, em parceria com a Casa do Tamarindo, realizou nesse fim de semana o ‘Arraiá dos Tamarindos 2026’.  O evento visa valorizar e promover a cultura popular a partir do fruto do tamarindo, patrimônio cultural do município.

A programação contou com feira de artesanato, comidas típicas, apresentações culturais e muito forró pé de serra com Cícero Costa e Emiliano Souza, artistas locais que fecharam a noite com muita animação e alegria.

PNAB

Os artistas do município participaram da festa com financiamento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), que garantiu o fortalecimento, valorização e incentivo às ações culturais locais.

“Foi uma noite de celebração da nossa história, da nossa cultura e do talento da nossa gente”, destaca a prefeitura.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Vaqueiro Josevaldo Sampaio morre em acidente de moto na PE-507, em Serrita

O vaqueiro e motorista de lotação Josevaldo Sampaio, conhecido popularmente como ‘Josa’, morreu em um grave acidente de moto registrado na tarde desta segunda-feira, 22, na PE-507, em Serrita. Não há informações sobre as circunstâncias da fatalidade.

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam a morte de Josa, uma pessoa muito querida não só em Serrita, como também em Salgueiro e outras cidades onde era conhecido. O sentimento de luto foi compartilhado por autoridades locais, que lastimaram a partida precoce do vaqueiro.

O vereador Chico Romão, por exemplo, divulgou uma Nota de Pesar declarando que Josa deixará “saudades e boas lembranças a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Prefeitura de Parnamirim-PE divulga percurso da ‘Corrida 1° de Julho’

Na próxima semana a Prefeitura de Parnamirim-PE realiza a ‘Corrida 1° de Julho’, dentro das comemorações pelo aniversário de 117 anos de emancipação política do município. O percurso oficial foi divulgado pelo governo municipal nesta segunda-feira, 22, em vídeo publicado na conta do governo municipal no Instagram (@prefeituraparnamirimpe).

A corrida que ocorre quarta-feira, 01/07, reunirá atletas profissionais, corredores amadores e todos aqueles que utilizam o esporte como uma ferramenta de saúde e lazer. Com a realização da atividade, Parnamirim-PE adere à ‘febre das corridas’, que vem ganhando força em todo Pernambuco.

O governo municipal informou que a largada e a chegada serão na Praça da Bomba, passando por várias ruas da cidade, em um percurso preparado para proporcionar uma experiência única aos participantes e ao público que vai acompanhar nas calçadas.

Nas redes sociais, a prefeitura já deixou os participantes na expectativa. “Prepare seu tênis, convide a família e venha fazer parte dessa festa que movimenta a cidade e celebra mais um ano da nossa história”, publicou.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Pix por aproximação passa a permitir consulta de saldo e limite

Usuários do Pix por aproximação passam a poder autorizar o compartilhamento de saldo e limite da conta via Open Finance para ver essas informações no momento do pagamento.

Nova opção entrou em vigor ontem e aparece quando o cliente conecta a conta em uma carteira digital ou autoriza movimentações automáticas via Open Finance. Com a autorização, a pessoa consegue visualizar, por exemplo, quanto ainda tem de saldo e qual é o limite disponível antes de concluir a transação.

Banco Central chama a novidade de “jornada otimizada” porque junta etapas que antes eram separadas. A ideia é evitar que o cliente faça um processo de autorização para compartilhar dados e depois repita passos parecidos para vincular a conta e habilitar pagamentos.

Expectativa do BC é reduzir falhas por falta de dinheiro na conta e aumentar a efetividade dos pagamentos. Matheus Rauber, chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC, disse que a mudança abre espaço para soluções de checkout (finalização de compra) mais fluido e com menor abandono.

Rauber afirmou que o uso das informações precisa ser transparente para o cliente. “Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada”, disse.

O que muda para o usuário do Pix

Compartilhar saldo e limite é opcional e não pode vir marcado automaticamente. “O Banco Central estabeleceu que o cliente precisa ativamente selecionar a opção. Ela não pode vir pré-preenchida”, afirmou Rauber.

Pagamento e transferência precisam continuar funcionando mesmo se o cliente não autorizar a visualização de saldo e limite. Segundo o BC, as instituições devem permitir que a vinculação da conta ou a autorização de movimentação automática prossiga normalmente sem essa etapa adicional.

Fonte: UOL

Messi faz dois gols, quebra recorde e Argentina vence Áustria na Copa

Em mais um dia de Lionel Messi, a Argentina enfrentou a Áustria em Dallas, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 22, na Copa do Mundo de 2026 e venceu por 2 x 0.

O jogo era válido pela 2ª rodada do Grupo J e o grande destaque da partida foi Lionel Messi. O argentino fez os dois gols e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

O jogo

1º tempo

No primeiro lance do jogo, Lautaro Martínez foi lançado em velocidade, invadiu a área e foi derrubado por um carrinho do adversário. Após longa demora, o VAR recomendou a revisão para o árbitro, que assinalou o pênalti.

Lionel Messi foi para cobrança e chutou para fora. Foi a primeira oportunidade do craque argentino se tornar o maior artilheiro da história das Copas de forma isolada.

Após o erro do camisa 10, a Áustria passou a dominar as ações da partida e o ritmo do jogo ficou mais elevado, com divididas mais fortes até a parada obrigatória para hidratação.

Após o retorno, aos 31 minutos, Messi achou belo passe, interceptado pelo goleiro. A bola voltou aos pés de Messi dentro da área, que finalizou para o gol aberto. O zagueiro austríaco Danso cortou o chute e impediu o gol.

Minutos depois, Medina recebeu a bola pela esquerda e cruzou rasteiro para a entrada da área. Almada abriu as pernas e Lionel Messi, sozinho, estufou as redes.

Com o gol, o camisa 10 argentino se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo. O primeiro tempo terminou 1 x 0 para a Argentina.

2º tempo

A segunda etapa começou com a Áustria com o controle da bola e a Argentina fechada, em busca de possíveis oportunidades de acionar Messi.

Aos 10 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta, a seleção austríaca assustou. Sabitzer bateu direto para o gol e obrigou Martínez a fazer boa defesa.

Logo em seguida, Cuti Romero sentiu lesão no joelho e precisou ser substituído. A situação do zagueiro argentino pareceu preocupante.

Após a parada obrigatória para hidratação, aos 22 minutos, a Áustria aumentou a estatura dos jogadores para apostar na bola aérea.

Mesmo assim, a Argentina teve grande chance em cobrança de escanteio e quase aumentou o placar com cabeçada de Nico González.

Aos 40 minutos, Nico teve nova oportunidade, mas não aproveitou. Diante das chances perdidas pelos argentinos, a Áustria avançou ao campo de ataque e ameaçou uma pressão com bolas alçadas na área.

A melhor chance veio as 48 minutos, nos acréscimos. Após cruzamento, o zagueiro austríaco Danzo desviou de cabeça e Wimmer completou. A bola passou raspando a trave e foi para fora.

Um minuto depois, antes do apito final, a Argentina ampliou.

Julián Álvarez saiu na cara do gol e chutou para defesa do goleiro. No rebote, Paredes tocou para Messi. O camisa 10 chutou bloqueado e, no rebote, fez o segundo dele, fechando o placar em 2 x 0.

Fonte: Metrópoles

Adolescente de 16 anos morre afogado na Ilha do Fogo, em Petrolina

Neste domingo, 21, durante um dia de lazer na Ilha do Fogo, local turístico de Petrolina, um adolescente de 16 anos morreu afogado nas águas do Rio São Francisco.

Segundo o blog Nossa Voz, o Corpo de Bombeiros confirmou o afogamento do jovem, que não teve a identidade revelada. Ele ficou submerso nas águas e foi retirado pela equipe de mergulhadores da corporação.

Após as buscas e o resgate da vítima, os bombeiros iniciaram os protocolos de atendimento pré-hospitalar, com manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), mas o rapaz não sobreviveu.

Os bombeiros constataram a morte no local e deixaram a ocorrência a cargo das demais forças de segurança, que encaminharam o corpo ao IML.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Limão com Mel, José Augusto e Eve Sandes se juntam a Tayrone e Léo Magalhães na programação da Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista

Nesta segunda-feira, 22, faltando menos de um mês para a 27ª Serenata da Recordação de Santa Maria da Boa Vista, o prefeito do município, George Duarte, divulgou três novas atrações para incrementar o evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de julho. A programação agora conta com Limão com Mel, José Augusto e Eve Sandes, além de Tayrone e Léo Magalhães, divulgados anteriormente.

“A Serenata da Recordação é a alma da nossa gente. É um momento em que Santa Maria da Boa Vista abre seus braços para receber amigos de todo o país e celebrar o romantismo que faz parte da nossa história. Preparamos uma grade especial, com artistas que dialogam diretamente com o coração do nosso povo. Estamos trabalhando em cada detalhe para que esta 27ª edição seja inesquecível e reforce, cada vez mais, a importância cultural deste evento para o nosso estado”, disse o prefeito.

Mais que um evento festivo, a Serenata da Recordação é um patrimônio cultural de Santa Maria da Boa Vista, que atrai visitantes de diversas cidades anualmente. A edição deste ano promete emocionar o público novamente, celebrando o amor em clima de nostalgia e boêmia. A expectativa é que o evento movimente a cidade novamente, reforçando a economia local e fortalecendo laços afetivos.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Açaí Lounge chega a Salgueiro com promoção especial e premiando os 30 primeiros clientes com açaí grátis

Salgueiro ganha na próxima sexta-feira, 26, uma unidade da Açaí Lounge, oferecendo um novo conceito nesse segmento na cidade.

O estabelecimento vai abrir as portas na Rua Joaquim Sampaio, onde funcionava a Bengó Açaí, e premiará os 30 primeiros clientes com açaí grátis.

Além disso, o novo comércio do ramo de gastronomia de Salgueiro realizará uma promoção especial no dia da inauguração, a partir das 14h. Os clientes podem montar dois potes de açaí e pagarão apenas um – o de maior valor.

Seis meses de açaí grátis

A Açaí Lounge também está realizando um sorteio de seis meses de açaí grátis. Para participar é preciso curtir o post da ação na conta do estabelecimento no Instagram (@acailounge_salgueiro), segue o perfil e marcar três amigos nos comentários.

O prêmio.é um pote do produto, de 300ml, por semana, durante seis meses. E tem mais: se o ganhador tiver participado da inauguração, tirado uma foto e marcado o Instagram da loja, o prêmio passa a ser 12 meses de açaí grátis. Participe e concorra!

Da redação do Blog do Chico Gomes