Jovem de 16 anos morre em acidente de moto na zona rural de Araripina

A adolescente Mylla Sério Santos, de 16 anos, perdeu a vida em um acidente de moto na noite desta quinta-feira, 25, na comunidade de Serra dos Simões 2, na zona rural de Araripina-PE. O fato causou grande comoção na região dos municípios Marcolândia e Simões, no sul do Piauí, onde ela morava.

Segundo informações, Mylla tinha saído com uma amiga para comprar leite para a filha de 1 ano e pretendia participar de uma festa junina na região. Entretanto, a moto em que elas estavam se envolveu em um acidente ao passar por uma curva na zona rural de Araripina, o que acabou causando a morte da adolescente.

A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma colisão ou queda de moto, mas quando chegou ao local já encontrou a jovem sem vida, caída ao lado de uma Honda Pop 100. Os PMs ficaram na área até a chegada dos agentes do Instituto de Criminalística (IC), que encaminharam o corpo ao IML.

Mylla estudava na Escola Estadual Raul Sérgio, em Simões-PI, que publicou uma nota de pesar em sua homenagem. “Expressamos nossos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável”, manifestou.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Estudante de Verdejante fica em 1° lugar em Pernambuco no concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2026

O Senado Federal divulgou esta semana a lista de vencedores do concurso de redação do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora de 2026. A iniciativa proporciona a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Em Pernambuco, a vencedora do concurso foi a estudante Ana Clara Macêdo Santos, da EREM Anísio Veras, de Verdejante, com orientação do professor José Roberto da Silva Júnior.

Este ano os estudantes participantes da ação tiveram que fazer um texto com o tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”. As redações foram avaliadas pela Comissão Julgadora do Programa, composta por nove servidores de diferentes áreas da Casa.

O júri analisou critérios como a compreensão do tema, a argumentação, o conteúdo, a organização textual e a proposta de intervenção. Ana Clara se destacou em Pernambuco com a melhor redação.

Com o 1° lugar conquistado no concurso, a verdejantense terá oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar entre os dias 17 e 21 de agosto, por meio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras. Ela também conhecerá Brasília, a capital do país.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Taxa de desocupação de maio fica em 5,6%, melhor resultado para o mês desde 2012

A taxa de desocupação no Brasil chegou a 5,6% no trimestre de março a maio de 2026, mostrando estabilidade em relação ao trimestre imediatamente anterior e queda de 0,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano passado (6,2%). O resultado do indicador é o menor para o mês de maio desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. A taxa de desocupação chegou a 14,9% (janeiro-março), em 2021, em razão dos efeitos da Covid-19 no mercado de trabalho nacional. Os dados são da PNAD Contínua Mensal, divulgada hoje (26) pelo IBGE.

“A estabilidade na variação é sazonal, pois é o período em que os setores começam a olhar para o segundo semestre, mas atingir a mínima histórica para o período indica que o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”, explica o analista da pesquisa, William Kratochwill.

A população desocupada (6,1 milhões) registrou estabilidade na comparação com o trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026 (6,2 milhões). No confronto com igual trimestre do ano anterior (6,7 milhões), houve queda de 9,3% (menos 624 mil pessoas). Já a população ocupada (102,7 milhões) registrou alta de 0,5% no trimestre (mais 558 mil pessoas) e aumento de 0,8% no ano (mais 840 mil). E o nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi de 58,6%, com variação de 0,2 p.p. no trimestre (58,4%) e mantendo-se estável ano (58,6%).

A PNAD Mensal mostrou que o contingente de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada (exclusive trabalhadores domésticos), estimado em 39,3 milhões de pessoas, apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior e no confronto com o mesmo trimestre de 2025. A categoria dos empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada (13,4 milhões de pessoas) também apresentou estabilidade nas duas comparações. O mesmo ocorreu com trabalhadores por conta própria, formada por 26,0 milhões de pessoas e com os empregadores (4,2 milhões de pessoas).

Diferente das categorias anteriores, um grupo que vem demonstrando estabilidade ou queda nos últimos cinco trimestres é o de trabalhadores domésticos, estimado em 5,4 milhões de pessoas. O contingente apresentou estabilidade no confronto com o trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado mostra queda de 328 mil postos de trabalho. O analista da pesquisa ressalta que “em cenários de baixa desocupação, o custo de oportunidade dessa força de trabalho aumenta, gerando uma migração estrutural para postos formais em outras atividades, que oferecem melhores salários, condições de trabalho e garantias.

Houve crescimento de 3,6% no grupo dos empregados no setor público (inclusive servidores estatutários e militares), estimado em 13,1 milhões de pessoas, frente ao trimestre anterior. Ao se comparar com o mesmo trimestre do ano anterior, houve elevação de 2,8%, representando um adicional estimado de 350 mil pessoas. No entanto, a alta de ocupados neste grupo, no trimestre, foi acompanhada por queda de 3,1% no rendimento médio mensal real habitualmente, equivalente a menos R$ 172. A comparação com o trimestre de março a maio de 2025 indicou aumento de rendimento nas categorias: Empregado com carteira de trabalho assinada (3,0%, ou mais R$ 99) Trabalhador doméstico (3,8%, ou mais R$ 52) e Conta-própria (4,4%, ou mais R$ 130).

“A redução real no rendimento dos empregados no setor público deve-se ao efeito da mudança de composição desse grupo, porque neste período aumenta a contratação de novos servidores temporários ou municipais com salários menores, somado à rigidez dos reajustes nominais do setor público”, explicou William.

Fonte: Agência IBGE

No primeiro ano da gestão Fabinho, Salgueiro fica em 1° lugar no Sertão pernambucano em qualidade da informação contábil e fiscal

Salgueiro está entre os 36 municípios com melhor qualidade da informação contábil e fiscal do Brasil, alcançando o 1° no Sertão e o top 10 em Pernambuco. A façanha foi obtida por Fabinho Lisandro em seu primeiro ano de gestão, em 2025, e reconhecida pelo Tesouro Nacional, através do ‘IV Prêmio – Qualidade da Informação Contábil e Fiscal’. A conquista da ‘Nota A’ pela primeira vez na premiação destaca o compromisso da gestão Fabinho e Emmanuel com a transparência pública. Salgueiro ficou à frente de grandes cidades do Estado, inclusive da capital Recife.

Conforme dados divulgados pelo Tesouro Nacional, o município saiu da posição 1.015 no último ano do prefeito anterior para a ficar entre as 36 cidades com melhor desempenho no setor contábil/fiscal do país. A capital do Sertão Central alcançou o índice de 99,6%, reforçando o empenho de Fabinho com uma área que ele conhece muito bem, por ser um contador de sucesso na iniciativa privada.

A título de comparação, no primeiro ano do prefeito que antecedeu o atual governo, em 2021, Salgueiro estava na posição 4.953 no ranking nacional. O salto na premiação entre os dois governos foi de 4.917 posições, um dos maiores crescimentos na melhoria do setor contábil/fiscal em todo o Brasil.

Ranking

Criado em 2020 pelo Tesouro Nacional, o ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

O objetivo é estimular a continua melhoria da gestão da informação contábil no país, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento da Contabilidade Pública e para o aumento da transparência no Brasil. Setores que Salgueiro tem avançado com Fabinho no governo.

Salgueiro: Idosos do Lar São Vicente de Paulo participam de atividade de confecção de puffs com garrafas

O Lar São Vicente de Paulo de Salgueiro promoveu esta semana uma atividade de confecção de puffs com garrafas, envolvendo os idosos atendidos pela instituição. A iniciativa propiciou momentos de aprendizagem, integração e valorização das habilidades de cada participante, estimulando a conscientização ambiental por meio do uso de materiais recicláveis.

A entidade informou que a ação integra o projeto “Onde Mora o Cuidado”, que conta com o apoio da Neoenergia, através do Fundo Nacional da Pessoa Idosa. A unidade do Lar São Vicente de Salgueiro foi selecionada pelo Edital Ilumina Social, do Instituto Neoenergia.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Pajeú abre diversas vagas de emprego para unidade que será inaugurada em Cabrobó

Prestes a inaugurar sua primeira unidade em Cabrobó, o Grupo Pajeú abriu diversas vagas de emprego na cidade. A rede de supermercados fundada em Serra Talhada divulgou nesta sexta-feira, 26, oportunidades para quem deseja integrar o quadro de funcionários da empresa.

As vagas são para as funções de Repositor, Entregador de Mercadorias, Atendente de Frigorífico, Ajudante de Depósito e Operador de Caixa. Extensivas a pessoas com deficiência (PcD), todas oferecem salário da categoria, com oportunidade de crescimento e benefícios.

Quem quiser se candidatar deve enviar o currículo com o título da vaga, até 30 de julho, para o e-mail curriculos@grupopajeu.com.br.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Faculdade de Petrolina (Facape) realiza Processo Seletivo para contratação temporária de professores

Um Processo Seletivo Simplificado foi aberto pela Faculdade de Petrolina (Facape) visando à contratação temporária de professores para os cursos de Direito, Administração e Psicologia. Quem quiser concorrer deve se inscrever até o dia 3 de julho, através deste site.

De acordo com o portal g1, a seleção será realizada por meio de Avaliação Didático-Pedagógica, de cunho eliminatório, em que os candidatos devem ministrar uma aula expositiva sobre um tema sorteado, relacionado à área de conhecimento da vaga pleiteada. Em uma segunda etapa, também será feita Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Para participar da seleção é preciso atender aos requisitos estabelecidos no edital, como formação compatível com a vaga almejada, entre outras exigências legais. A remuneração pode chegar a R$ 4.860,15.

O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de julho, no site oficial da Facape e no Diário Oficial de Petrolina.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Banda Cavaleiros do Forró está confirmada na Festa do Milho de Cedro-PE

A Prefeitura de Cedro-PE anunciou nesta sexta-feira,26, mais uma atração confirmada na edição 2026 da Festa do Milho, principal evento festivo do município.

Após Thales Play, o governo divulgou que a banda Cavaleiros do Forró também está confirmada na grade de programação.

Fundada em 2001 em Natal-RN, a banda é uma das mais consolidadas do gênero de forró, com sucessos como ‘Se Rei Pra Lá’, ‘Alô’, ‘Mar de Doçura’, ‘A Vontade que Eu Tenho’, ‘Avisa Lá’ e ‘Não Pegue Esse Avião’.

Em sua 22ª edição, a Festa do Milho de Cedro será realizada nos dias 11 e 12 de julho no Estádio O Camilão, com entrada gratuita.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Campus Salgueiro do IFSertãoPE está com inscrições abertas para curso gratuito de redação voltado ao ENEM

Estão abertas até terça-feira, 30, as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ‘Escrita para o Amanhã’, oferecido gratuitamente pelo Campus Salgueiro do IFSertãoPE, através de seu Centro de Línguas.

A capacitação é destinada a estudantes e demais interessados em melhorar a escrita e desenvolver competências essenciais para a produção da redação exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Leia o edital

Os participantes do curso receberão orientações sobre como fortalecer habilidades de leitura, argumentação e elaboração de textos dissertativos-argumentativos, o que contribui para a formação acadêmica e cidadã dos alunos.

As aulas serão realizadas na modalidade online, em tempo real, possibilitando a participação de pessoas de diferentes localidades. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Japão empata com a Suécia e será o adversário do Brasil na segunda fase da Copa do Mundo

Será o Japão. Na segunda-feira (29), na úmida e quente Houston, o Brasil encontrará os japoneses para decidir a vaga nas oitavas. O 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), combinado com o 3 a 1 da Holanda sobre a Tunísia, fez cruzar dois países de afinidade extrema quando se fala de futebol.

Foi pelos nossos pés, ou melhor, pelos pés de Zico que eles entraram no mundo da bola. Agora, a criatura encontra seu criador. O melhor seria a Suécia, de futebol pobre e de jogo direto para seus centroavantes. O Japão, embora ainda esteja abaixo da prateleira do Brasil, tem mais repertório e jogo para enfrentar. Não levem como jogo jogado, não.

O Japão aprendeu a jogar. A sua bola sai rente ao gramado, o passe é sempre correto. Há um peso no jogo, com ultrapassagens, dobra em cima do lateral adversário. Kamada, o camisa 15, circula pelo meio e organiza o jogo. Doan, o 10, de cabelo platinado, parte das pontas para o meio. Atrás deles Tanaka, o camisa 7, fica como um cão de guarda na frente da zaga. Quando o time é atacado, ele afunda e forma linha de cinco com zagueiros e laterais.

Aliás, o lateral-direito Sugawara é quem tenta bagunçar a marcação adversária. Ele é ponteiro na fase ofensiva, mas sai vai também pelo meio. Jogador do Werder Bremen, percebe-se boa técnica nele e entendimento do jogo. No lado esquerdo, o camisa 13 Nakamura, meia, é quem dá amplitude.

Já a Suécia joga um futebol mais simples. Defende-se com três zagueiros do tamanho de uma porta e baixa os laterais para formar a linha de cinco. Em alguns lances, o técnico Graham Potter teve de pedir para seus zagueiros avançarem.

A bola raramente passou no primeiro tempo pelo meio, onde estão Lindelof, capitão e jogador do Aston Villa, e Ayari, 22 anos e joia sueca – o Brighton lá o pegou antes de todos. Todo o jogo sueco é jogar a bola para a casquinha de Isak visando a passagem de Gyokeres. Ou vice-versa. Elanga, companheiro de Bruno Guimarães no Newcastle pouco participou.

Assim, o jogo ficou no Japão tentando concatenar alguma jogada, e a Suécia se defendendo e fazendo ligação direta. Não fosse a torcida organizada japonesa com seu tambor e o canto repetido de “ôôô-ô-ôôôô” daria até para tirar uma soneca, já que o ar condicionado do estádio deixa o ambiente bem agradável.

Fonte: Zero Hora