Uma unidade operacional da Compesa foi assaltada e depredada na noite de ontem (16). Homens armados e encapuzados invadiram a Estação Elevatória de Bita (sistema de bombeamento), localizada no município de Ipojuca, e renderam o vigilante e o operador, que passam bem. Os criminosos depredaram parte da estrutura física da unidade, danificaram equipamentos, roubaram toda a fiação e componentes elétricos.
A ação criminosa deixou a unidade sem condições de funcionamento, o que afetou o abastecimento de água de áreas do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. As barragens de Bita e Utinga compõem o Sistema Suape. Em razão do furto, apenas Utinga está em operação, o que reduz a produção deste sistema.
Estão com o abastecimento suspenso as seguintes localidades: Nossa Senhora do Ó, Gaibu, praia de Suape, Vila Nazaré, Ipojuca (área plana), Muro Alto, Porto de Galinhas e distrito industrial de Suape.
A unidade de Bita já havia recebido investimentos da Coordenação de Patrimônio da Compesa, a exemplo de reforço de segurança armada, instalação de câmeras de vídeo e concertinas. Mesmo assim, os criminosos foram audaciosos e entraram na estação, renderam e amarraram os funcionários para a prática do delito. A Compesa, para evitar novos furtos, vai trocar toda a fiação elétrica em cobre por alumínio, sem valor comercial.
Os técnicos da Compesa estão realizando o levantamento dos danos provocados à unidade de Bita para a reposição dos itens subtraídos. A Compesa registrou ontem (17) o Boletim de Ocorrência para que o sinistro, que prejudica a população e provoca danos ao patrimônio público, seja investigado.
Todos os esforços serão empreendidos pelos técnicos da Compesa para o restabelecimento da operação da unidade de Bita com a maior brevidade possível.