‘Dor lancinante, indescritível’: o desabafo da mãe de adolescente assassinada em sala de aula por colega em MG

A mineira Rosana Agreli, mãe de Melissa Campos, adolescente de 14 anos assassinada em sala de aula por um colega de classe, fez uma série de publicações nas redes sociais sobre a morte da filha. O caso aconteceu na última quinta-feira, em Uberaba (MG). Desde então, dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento no crime.

“Hoje foi o acordar mais difícil de toda a minha vida. Abrir os olhos e encarar a realidade me trouxe uma dor lancinante, indescritível. Nós três choramos juntos, gritamos, expressamos essa nossa tristeza que parece não ter fim. Minha menina, tão linda, tão doce, tão amada… minha amorinha, era como eu a chamava”, escreveu Rosana, no Instagram, neste sábado.

“Na quarta-feira, tivemos o nosso carro furtado. Parecia algo tão grave no momento… Hoje não tem o menor peso diante da tragédia que vivemos”, continuou.

Em outra publicação, desta vez feita no domingo, data na qual se comemorou o Dia das Mães, Rosana Agreli escreveu: “Não a verei terminar a escola, se formar, se casar. Não verei seu rosto de mulher adulta. Não viveremos tantas coisas que planejamos, que poderiam ser, mas não serão”.

“Por mais doída que seja a minha perda, por mais que minhas lágrimas não cessem, que a saudade me quebre e que a profunda tristeza me lance no chão, eu não posso negar a soberania do meu Deus”, concluiu.

Entre quinta e sexta-feira, dois adolescentes de 14 anos foram apreendidos pela Polícia Civil de Minas Gerais por participação no assassinato da estudante.

Segundo uma nota divulgada pelo Colégio Livre Aprender, um aluno do 9º ano feriu uma colega com uma tesoura durante a aula e fugiu em seguida. Um professor chegou a prestar primeiros socorros, mas a jovem não resistiu aos ferimentos e morreu. A escola disse que vai oferecer apoio psicológico aos estudantes.

A Polícia Civil apreendeu em flagrante um adolescente de 14 anos pelo ato infracinal análogo ao crime de homicídio. Ele prestou depoimento aos policiais na presença do representante legal. Uma segunda apreensão de adolescente aconteceu na sexta-feira. Ambos foram apresentados ao Judiciário e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis. Ainda segundo a polícia, documentos que podem contribuir para o andamento da investigação foram recolhidos.

“A investigação prossegue para completa elucidação do caso e,conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente, o procedimento tramita sob sigilo, por isso, não serão concedidas entrevistas”, diz a Polícia Civil de Minas Gerais, em nota.

Fonte: O Globo

Policiais militares e federais erradicam mais de 10 mil pés de maconha e apreendem 35 kg de droga em Carnaubeira da Penha

Durante a Operação Carcará – Fase III, policiais militares do BEPI, em ação conjunta com a Polícia Federal, se deslocaram à zona rural de Carnaubeira da Penha e erradicaram aproximadamente 10.540 pés de maconha nessa segunda-feira, 12.

Ainda na ação, as equipes localizaram e apreenderam 35 kg do entorpecente pronto para o consumo, dando um significativo golpe no tráfico de drogas na região.

Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta, que adotou as medidas legais cabíveis, instaurando inquérito para identificar os responsáveis pela roça.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Salgueiro vive expectativa para show de Edson Gomes, que ocorre no próximo sábado em praça pública

É grande a expectativa em Salgueiro para o show do cantor Edson Gomes, um dos precursores e maiores nomes do reggae no Brasil. O artista será a principal atração do 16° Salgueiro MotoFest, com apoio da prefeitura e patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e Empetur.

O show está agendado para a noite de sábado, 17, em estrutura que já está sendo montada no Polo Bomba. Pela repercussão que o anúncio da apresentação gerou na região, é aguardado um grande público, de diversas cidades.

Natural de Cachoeira, no Recôncavo baiano, Edson Gomes tem uma longa e sólida carreira musical, consolidada por sucessos como “Camelô”, “Samarina”, “Lili”, “Árvore” e “Perdido de Amor”.

Muitas de suas canções se tornaram hinos de conscientização social e resistência, abordando temas como racismo, desigualdade social, opressão e luta por justiça social. No show, muitas dessas músicas não podem faltar, a exemplo de “Camelô” e “Lili”.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro convida população para ações da campanha “Maio Laranja”

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro, dirigida por Paizinha Patriota, está convidando a população para as ações da campanha “Maio Laranja”, que começa nessa quarta-feira, 14, e segue até sexta, 16. A iniciativa tem foco o combate ao abuso e exploração sexual infantil.

Amanhã as atividades serão iniciadas com conscientização nos bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais localizados no Polo Bomba. No dia seguinte, a secretaria realiza um pit stop educativo em frente à Escola Osmundo Bezerra, com distribuição de material educativo, reforçando o papel de toda a sociedade na proteção das crianças e adolescentes.

Já na sexta-feira, 16, encerrando a campanha, a equipe da secretaria marcará presença no Salgueiro Moto Fest, dando visibilidade à causa e mostrando que o cuidado com o público infanto-juvenil deve ser prioridade.

Da redação do Blog do Chico Gomes

INSS lança mecanismo para aposentados contestarem descontos indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta terça-feira (13) uma medida normativa que cria um mecanismo para que aposentados e pensionistas possam contestar descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios.

Segundo a norma, estará disponível no aplicativo “Meu INSS” uma funcionalidade chamada “Consultar desconto de entidades associativas”, que permitirá ao beneficiário verificar e contestar valores descontados.

A central de atendimento telefônico 135 também poderá ser usada para esse serviço. Apenas o titular do benefício ou seu representante legal poderá acessar o sistema.

A medida ainda prevê a criação do Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA), voltado para as entidades que realizaram descontos.

As associações e sindicatos com Acordo de Cooperação Técnica com o INSS que tenham recebido mensalidades entre março de 2020 e março de 2025 deverão se cadastrar na plataforma para receber notificações sobre as contestações.

Quando um beneficiário indicar que não autorizou um desconto, a entidade será automaticamente notificada e terá 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a regularidade da cobrança, como:

– Documento de identidade do associado;

– Termo de filiação sindical ou associativa;

– Termo de autorização para desconto no benefício.

Se a entidade não apresentar a documentação no prazo, será obrigada a restituir os valores descontados indevidamente. No portal disponibilizado às entidades, o INSS vai fornecer um Guia de Recolhimento da União (GRU) para restituição dos valores.

De acordo com o decreto, após esse processo, o INSS comunicará o beneficiário sobre a resposta da entidade. A partir disso, ele poderá:

– Encerrar a contestação, caso concorde com a restituição ou com a documentação apresentada;

– Manter a contestação, apresentando argumentos e documentos que justifiquem sua discordância.

Caso a entidade se omita ou não atenda aos prazos, o desconto será presumido como irregular, e o INSS solicitará à Procuradoria-Geral Federal que adote medidas judiciais contra a instituição ou seus responsáveis.

Operação Sem Desconto

No dia 23 de abril, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema que pode ter desviado cerca de R$ 6 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.

De acordo com as investigações, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Os valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.

Por conta da operação, foram afastados cinco servidores do INSS e um policial federal por determinação judicial.

Na esteira da investigação, os então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deixaram os respectivos cargos.

Fonte: CNN

SDS-PE abre prazo para solicitação de reforço policial nos festejos juninos

Organizadores de festejos juninos, que estejam programados para acontecer no período de 29 de maio a 29 de junho, já podem solicitar a presença das forças de segurança. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) publicou no Boletim Geral de sábado, 10, a Portaria n° 2726, que regulamenta os procedimentos para pedido de reforço policial e realização de vistorias no São João 2025.

Interessados devem preencher o formulário disponibilizado neste site, elaborado pelo Comitê de Segurança em Grandes Eventos (CSGE) da SDS-PE. O preenchimento gera automaticamente um processo online, comunicando a solicitação às Operativas da SDS, que tomarão as medidas necessárias para atendimento dos pedidos.

Os organizadores dos eventos devem atentar ao prazo de 15 dias de antecedência para a solicitação e só serão atendidos eventos regularizados. A análise das solicitações acontecerá em ordem cronológica de recebimento dos protocolos. O reforço pode ser reservado para festas de Pré-São João, entre os dias 29 de maio a 19 de junho; São João, de 20 a 24 de junho; e Pós-São João, de 25 a 29 de junho.

Gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS-PE, o tenente-coronel Valdemiro Gondim ressalta a importância de os promotores de eventos ficarem atentos aos cuidados e obrigações estabelecidas nas normas vigentes. As medidas visam garantir o conforto e, principalmente, a segurança dos participantes. “Além disso, será de responsabilidade dos organizadores apresentarem, no prazo de até 8 dias antes das festividades, no Batalhão de Polícia Militar que atende a área do evento, a autorização da prefeitura local com o respectivo deferimento”, acrescenta.

Caso o evento seja cancelado, o responsável legal deverá comunicar com antecedência de 5 dias úteis, enviando mensagem para o e-mail grandeseventos@sds.pe.gov.br.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Câmara de Vereadores de Salgueiro homenageia servidoras pelo Dia das Mães

A Câmara de Vereadores de Salgueiro promoveu nessa segunda-feira, 12, uma homenagem especial às servidoras do Poder Legislativo em alusão ao Dia das Mães. O evento, marcado por emoção, gratidão e reconhecimento, aconteceu na Casa da Cultura.

As mães servidoras da Casa Epitácio Alencar participaram de momentos de música, palavras afetuosas, sorteio de brindes e um generoso café da manhã. O ato reconheceu o papel que elas desempenham dentro e fora do ambiente de trabalho.

O vereador Léo Parente, presidente da Mesa Diretora, abriu o evento destacando a importância das mães. “Eu acredito que o Dia das Mães é todo dia. Todos nós estamos aqui porque tivemos mães que nos geraram e cuidaram de nós. Esta homenagem é uma forma de expressar nossa profunda admiração e gratidão a todas vocês, que fazem nossa câmara funcionar”, declarou.

Presente no evento, a vereadora Eliane Alves parabenizou as mães e ressaltou o empoderamento feminino. “Estamos nos espaços da política, comércio e trabalho – ocupando e sendo luz. Parabéns a todas vocês. Espero que ontem cada uma de vocês tenha sido acarinhada pelos filhos e aqueles que já não têm mais a mãe presente, que o domingo tenha sido um dia de gratidão”, disse.

Os discursos dos vereadores e servidoras da casa foram seguidos pelas atividades programadas para a manhã de celebração. Houve sorteio de brindes, música, com as próprias servidoras cantando, premiação em dinheiro e distribuição de produtos como skincare, relógio e vales-presente de lojas e salões de beleza. Um farto café da manhã encerrou a ação.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Padre é encontrado morto dentro de cisterna da casa onde morava em Caruaru

O padre Cônego Eronildo Manoel da Cruz, 60 anos, foi encontrado morto no começo da tarde dessa segunda-feira, 12, dentro de uma cisterna da casa onde morava, no bairro Indianópolis, em Caruaru, Agreste pernambucano. Ele será sepultado nesta terça-feira, 13.

A Diocese de Caruaru informou que o padre tinha procurado atendimento médico recentemente, depois de registrar picos de pressão alta. Acompanhado pelo padre José Valter, ele recebeu medicação e foi orientado a procurar um cardiologista para receber um diagnóstico de sua situação de saúde.

Para a diocese, “tudo indica que ele teve um mal súbito, a ser ainda confirmado pela necrópsia”.

O corpo foi localizado por familiares, que acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A Polícia Civil está investigando o caso.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Prefeitura de Salgueiro promove “IV Encontro de Luta Antimanicomial”

Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Salgueiro promove entre esta terça, 13, e sexta-feira, 16, o “IV Encontro de Luta Antimanicomial” do município. A programação conta com rodas de conversa, entrevista, palestra e caminhada.

Hoje, na abertura da ação, ocorre uma roda de conversa com servidores da saúde sobre a Reforma Psiquiátrica. Na quarta-feira, 14, haverá uma bate-papo na Vida FM sobre a luta antimanicomial. Para a quinta-feira, 15, está programada uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre a história e memória de Rasga Tristeza, agricultor que deu nome ao CAPS Salgueiro.

Ainda na quinta será realizada uma roda de conversa na Fachusc sobre saúde mental e as redes sociais. Já sexta-feira, 16, no encerramento da programação, acontece uma caminhada saindo do CAPS em direção à praça do Prado.

CAPS Salgueiro homenageia agricultor

Com o lema “Quem não é louco entre nós? Rasga Tristeza e liberta a tua voz”, a ação integra as comemorações pelos 18 anos de funcionamento do CAPS em Salgueiro. O nome da unidade, CAPS – Rasga Tristeza, faz alusão a uma música cantada pelo agricultor Severino, conhecido como Rasga Tristeza.

O homem natural de Parnamirim-PE, tido como louco, cantava pelas ruas das cidades do Sertão uma música adaptada do samba-canção “Quanta Tristeza”, de Carlos Galhardo, que tinha como ápice o trecho “Rasga tristeza dentro do meu coração, a vida é mesmo assim, eu rasgo por quem não rasga por mim”.

Severino viveu até o ano de 1977, falecendo aos 74 anos, contrariando as expectativas de vida da época e da região. Ele plantava arroz, feijão, milho e algodão, como muitos agricultores do Sertão pernambucano.

Expresso Cidadão de Salgueiro participa da Semana Nacional de Registro Civil

Teve início nessa segunda-feira, 12, a “3ª Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Pernambuco, as unidades do Expresso Cidadão estão participando, inclusive a de Salgueiro, que funciona no shopping.

No Expresso Cidadão de Salgueiro estão sendo emitidos o CPF, 1ª via da Carteira de Identidade e a 1ª e 2ª vias do registro de nascimento. A ação é voltada apenas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A campanha segue até sexta-feira, 16, mobilizando as justiças Estadual e Federal, bem como diversos órgãos e agentes públicos e privados, com objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Santa Maria da Boa Vista: Cantor Leonardo será uma das principais atrações da 26ª Serenata da Recordação

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, anunciou nessa segunda-feira, 12, por meio das redes sociais, que o cantor sertanejo Leonardo será uma das principais atrações da 26ª Serenata da Recordação.

“Leonardo estará na 26ª Serenata da Recordação. Faremos mais uma festa linda, organizada e democrática, do jeito que a população boavistana merece. O nosso município estará pronto para receber milhares de pessoas do Brasil e do mundo”, disse o prefeito.

Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Santa Maria da Boa Vista, a Serenata da Recordação será realizada entre os dias 17 e 19 de julho, com expectativa novamente de um grande público. A festa, repleta de romantismo, é um show de nostalgia.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Acusados de envolvimento em três homicídios são presos pela polícia em Mirandiba e Verdejante

Três homens acusados de envolvimento em homicídios foram presos por policiais militares do 8° BPM nessa segunda-feira, 12, na zona rural de Mirandiba e na Rua Antonio Pedro da Silva, em Verdejante. Os PMs receberam informações de um policial militar de folga e localizaram os indivíduos com auxílio do NIS-24 (Araripina).

Contra eles havia mandados de prisão em aberto expedidos pelo plantão judiciário do TJPE com sede em Ouricuri. Todos são acusados de assassinatos ocorridos na Área Integrada de Segurança 24 (AIS-24).

Após serem presos, os três homens foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro e recolhidos ao presídio.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Campus Ouricuri do IFSertãoPE realiza IV Dia de Campo em Abelhas no dia 22 de maio

Com a temática “Abelhas: do campo à mesa”, o Campus Ouricuri do IFSertãoPE realiza no dia 22 de maio o IV Dia de Campo em Abelhas. O evento marca as comemorações pelos 11 anos de existência do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) e também celebra o Dia do Apicultor e o Dia Mundial das Abelhas.

A programação prevista inclui acolhida, feira de agricultura familiar, exposição e visitas às estações temáticas “Conhecendo as Abelhas”, “Apicultura”, “Meliponicultura”, “Os produtos das abelhas” e “BPFs na produção apícola”. As atividades serão realizadas no turno da manhã e repetidas à tarde.

O IV Dia de Campo em Abelhas tem apoio da ONG Caatinga, do NGI ICMBio Araripe, da AAPIO e da Fazenda Doce Mel.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Oposição apresenta pedido de criação da CPI mista do INSS

A oposição no Congresso Nacional apresentou nesta segunda-feira (12) um pedido formal para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O requerimento é capitaneado pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Outros parlamentares de oposição assinaram também.

Apesar de ter conseguido as assinaturas, a instalação da CPMI depende de aval do presidente do Senador Davi Alcolumbre (UNião-AP). Ele precisa ler o requerimento de abertura em plenário.

A proposta prevê a formação de uma comissão composta por 15 deputados federais e 15 senadores, além de igual número de suplentes, respeitando a proporcionalidade partidária. O grupo terá prazo de 180 dias para conduzir as investigações e contará com orçamento de R$ 200 mil para os trabalhos.

O pedido pontua que as fraudes investigadas envolvem descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, realizados entre os anos de 2019 e 2024.

Investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal revelaram que o esquema cobrava mensalidades não autorizadas dos beneficiários, por meio da falsificação de assinaturas e ausência de documentação adequada.

De acordo com as estimativas das autoridades, o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 milhões. Além do impacto financeiro, o caso representa uma subtração direta da renda de milhões de brasileiros que dependem do INSS para sobreviver, especialmente idosos e pensionistas, considerados grupos vulneráveis a práticas abusivas.

O requerimento destaca que as fraudes indicam fragilidades institucionais no INSS, facilitando práticas ilícitas tanto por pessoas externas quanto por servidores públicos. Entre os investigados está o ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, que foi afastado e posteriormente demitido após denúncias de envolvimento no esquema.

Os parlamentares que assinam o pedido argumentam que a investigação é fundamental para identificar falhas administrativas, responsabilizar os envolvidos e propor melhorias nos mecanismos de controle interno do INSS. A intenção é fortalecer a confiança da população no sistema previdenciário e evitar novos episódios de corrupção e desvio de recursos públicos.

Fonte: G1