
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou na noite desta segunda-feira, 31, uma Reunião Solene para a entrega de Títulos de Cidadãos Pernambucanos a duas importantes personalidades com relevantes serviços prestados a Salgueiro: Pe. Remi de Vetor e o ex-prefeito Clebel Cordeiro. O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, participou do evento na companhia do vice-prefeito, Emmanuel Sampaio, e dos vereadores Léo Parente, Professor Agaeudes, Eduarda Sampaio, Michel Vasconcelos, Flavinho Barros, Mael do Divino, Baldinho dos Anjos e Zé Carlos.
Em discurso na tribuna da Alepe, Fabinho afirmou que a chegada de padre Remi foi um divisor de águas para Salgueiro. “Eu costumo dizer que foi o grande presente que Deus encaminhou para o nosso Sertão, especialmente para a nossa Salgueiro. Mudou e revolucionou a história de nossa cidade com sua fé, com sua bravura e com a sua altivez”, disse, emocionado em fazer parte desse reconhecimento como prefeito do município.
A respeito de Clebel, o gestor municipal declarou que ele também foi um grande presente para Salgueiro. “Clebel, com seu jeito delicado, com seu jeito manso, por onde passou e colocou a mão,. também transformou a vida de muita gente. A história dele é de resiliência, é de luta, é de perseverança e foi em Salgueiro que ele fez essa família tão bonita que ele tem”, ressaltou.
Após discursar, Fabinho chamou ao plenário da assembleia alunos do Proac, um projeto que tem garantido a inclusão social de muitas crianças e adolescentes de Salgueiro, no bairro Divino Espírito Santo. A banda marcial do programa, que já animou muitos desfiles de Sete de Setembro em Salgueiro, entoou os sons de seus trompetes e tambores na sede do Poder Legislativo de Pernambuco. Um feito histórico.
Autor da proposta de título a Pe. Remi, o deputado Joãozinho também fez uma homenagem ao sacerdote na tribuna da Alepe. “Nessa solenidade rendemos uma justa homenagem ao padre Remi, nosso amado padre Remi, entregando-lhe o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano, concedido por meio da Resolução 2.033/2024, que tivemos a honra de propor. Trata-se de um reconhecimento mais do que merecido para alguém que tanto fez e continua fazendo para o bem do nosso povo, sobretudo, o sertanejo”, expressou o parlamentar , que leu uma biografia do padre, destacando suas realizações sociais em Salgueiro.
A respeito de Clebel, que recebeu o título por indicação do agora deputado federal Clodoaldo Magalhães, o atual presidente do Salgueiro Atlético Clube, Claudinei Santos, destacou que a profissionalização do Carcará nasceu através de um sonho do ex-prefeito com Ailton Souza. “Eu narrei todas as partidas do Salgueiro pelo Brasil , viajei muito com o Clebel. E do jeito dele, da maneira dele, sem ter feito faculdade, graduação, pós-graduação, mestrado, ele tem tudo isso, mas da vida”, frisou.
A entrega dos títulos ampliou o reconhecimento a dois homens que contribuíram muito para o bem social, não apenas em Salgueiro, mas em todo Pernambuco. Seja através de ações sociais que causam impactos positivo em várias cidades, como as realizadas por Pe. Remi, ou na dedicação de um empresário, que resgatou um time amador, o profissionalizou e o fez se tornar o primeiro campeão pernambucano do interior, como no caso de Clebel.