18 de abril, Dia do Amigo: neuropsicóloga destaca a importância das amizades para a saúde mental

No Brasil, o dia 18 de abril é a data em que se celebra o Dia do Amigo. Ter um círculo de amizade pode proporcionar diversos pontos positivos e significativos que envolvem aspectos da saúde mental e física das pessoas. Um círculo de amizade desempenha um papel fundamental no bem-estar de cada indivíduo, no que envolve o apoio emocional, onde é possível compartilhar sentimentos, externar possíveis preocupações e alegrias. Esse suporte tem um papel importante na redução de sintomas como estresse e a ansiedade, proporcionando um espaço seguro e acolhedor.

Um dos principais aspectos, de acordo com a neuropsicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Unime Anhanguera de Salvador, Anna Rubia Pirôpo, ter alguém para compartilhar vivências e sentimentos, ouvir e ser ouvido, pode influenciar na autoestima e a autoconfiança dos indivíduos.

“Ter pessoas próximas nesse ambiente de amizade pode ajudar a ampliar a capacidade de lidar com situações difíceis. Saber que você tem alguém com quem contar pode fazer com que os desafios da vida pareçam mais leves”, avalia.

A socialização é outro ponto crucial apontado pela especialista. “Manter um grupo de amizades ativo pode promover interações sociais positivas e traz impactos fisiológicos, como a liberação de hormônios associados ao prazer e à felicidade, como a ocitocina. Ainda, a partir das boas relações, há o incentivo para hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e buscar ajuda quando necessário”, destaca.

Para Anna, as relações sociais, sobretudo as de amizade, são benéficas e têm o potencial de fortalecer a capacidade de o indivíduo lidar com emoções adversas. “Além de promover compartilhamento, amplitude de percepção a partir da troca de opiniões, contar com alguém em quem confiar durante períodos desafiadores pode causar um impacto significativo, sobretudo em nossa saúde cognitiva”, finaliza a docente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *