Sob a liderança da vereadora licenciada Paizinha Patriota, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Salgueiro está mobilizando a rede de proteção social para implantação do Serviço de Família Acolhedora no município.
Através do programa, famílias podem se inscrever para fornecer um lar temporário a crianças e adolescentes que precisam ficar afastadas de suas famílias de origem por decisão judicial. As crianças são acolhidas pela assistência social do município, tendo acesso a direitos básicos.
No Artigo 101, inciso 1°, o ECA prevê a medida protetiva de acolhimento institucional ou familiar, determinando que a permanência da criança ou adolescente no serviço não se prolongue por mais de 18 meses, salvo por comprovada necessidade. Esse tempo limite está atrelado ao objetivo principal da medida protetiva de reintegrar a criança ou adolescente à sua família de origem.
Paizinha se reunirá na próxima semana com representantes da prefeitura, Conselho Tutelar, CREAS, Poder Judiciário, Ministério Público de Pernambuco, secretarias de Saúde, Finanças e Educação, entre outros órgãos, com objetivo viabilizar a implantação do serviço em Salgueiro.
Da redação do Blog do Chico Gomes
Ao invés disso, porque não ver a possibilidade, do lar Ana Ataide, reabrir suas portas só que dessa vez, com apoio total dos órgãos públicos, seja no âmbito estadual e municipal. E com pessoas capacitadas e bem remuneradas, pois cuidar de crianças vulneráveis é bem complexo: Lhes garanto, que é uma instituição que faz falta aqui Salgueiro.