Projeto “Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú” promove oficinas formativas itinerantes no Sertão do Pajeú

Nos meses de abril e maio, o projeto “Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú” promoverá oficinas formativas itinerantes no Sertão do Pajeú, em formato híbrido, nas cidades de Carnaíba, Tabira e Triunfo. Quem quiser participar, pode se inscrever até o dia 15 de abril, através deste formulário. A ação tem como público-alvo, artistas, professores, estudantes e a população em geral com interesse no universo da videopoesia.

Com carga horária total de 20h/aula, as aulas são divididas em expositivas (online) e práticas (presenciais), ministradas pela realizadora audiovisual Eva Jofisan. A atividade visa ampliar o debate sobre videopoesia, gênero que conecta a literatura e o audiovisual. Os participantes vão aprender a trabalhar a captação audiovisual e os processos de montagem. Cada oficina terminará com a apresentação de um videopoema, tendo como base o universo poético e cultural do Sertão pernambucano. Os trabalhos poderão ser inscritos em mostras e festivais.

A iniciativa reconhece o destaque da região do Pajeú no cenário da poesia em Pernambuco, unindo conhecimentos técnicos do audiovisual à força criativa dos agentes poéticos e culturais. Isso estimula a produção no interior e democratiza os conceitos de videopoesia. “A escolha de concentrar o projeto no Sertão do Pajeú era um desejo antigo, pois entendo a região como um berço da criação poética, especialmente da cultura oral no Estado”, destaca a produtora Eva Josilsan.

O projeto, que já passou por diversos municípios pernambucanos, é uma realização da Espiral Filmes, com produção da Anilina Produções e incentivo do Funcultura Audiovisual, da Fundarpe/Secult/Governo de Pernambuco.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *