Prefeitura de Salgueiro promove “IV Encontro de Luta Antimanicomial”

Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Salgueiro promove entre esta terça, 13, e sexta-feira, 16, o “IV Encontro de Luta Antimanicomial” do município. A programação conta com rodas de conversa, entrevista, palestra e caminhada.

Hoje, na abertura da ação, ocorre uma roda de conversa com servidores da saúde sobre a Reforma Psiquiátrica. Na quarta-feira, 14, haverá uma bate-papo na Vida FM sobre a luta antimanicomial. Para a quinta-feira, 15, está programada uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre a história e memória de Rasga Tristeza, agricultor que deu nome ao CAPS Salgueiro.

Ainda na quinta será realizada uma roda de conversa na Fachusc sobre saúde mental e as redes sociais. Já sexta-feira, 16, no encerramento da programação, acontece uma caminhada saindo do CAPS em direção à praça do Prado.

CAPS Salgueiro homenageia agricultor

Com o lema “Quem não é louco entre nós? Rasga Tristeza e liberta a tua voz”, a ação integra as comemorações pelos 18 anos de funcionamento do CAPS em Salgueiro. O nome da unidade, CAPS – Rasga Tristeza, faz alusão a uma música cantada pelo agricultor Severino, conhecido como Rasga Tristeza.

O homem natural de Parnamirim-PE, tido como louco, cantava pelas ruas das cidades do Sertão uma música adaptada do samba-canção “Quanta Tristeza”, de Carlos Galhardo, que tinha como ápice o trecho “Rasga tristeza dentro do meu coração, a vida é mesmo assim, eu rasgo por quem não rasga por mim”.

Severino viveu até o ano de 1977, falecendo aos 74 anos, contrariando as expectativas de vida da época e da região. Ele plantava arroz, feijão, milho e algodão, como muitos agricultores do Sertão pernambucano.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *