A Polícia Civil conseguiu esclarecer um caso de homicídio que causou comoção em Floresta-PE e toda região, após quatro meses de intensas investigações. Os agentes de segurança prenderam quatro suspeitos do assassinato do vaqueiro Valmir Calaça, conhecido popularmente como Chapada, que era envolvido em causas sociais.
As prisões foram efetuadas durante a Operação Praeteritum, realizada pela Polícia Civil em Floresta na última terça-feira, 1. Os agentes cumpriram quatro dos cinco mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. Também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar, resultando nas apreensões de duas motos que podem ter sido usadas no homicídio.
A Polícia Civil iniciou as ações para esclarecimento do caso na data do crime, em 30 de novembro de 2024. O delegado responsável pelos trabalhos, Daniel Angeli, explica os passos até a operação desta semana. “Após longa e criteriosa investigação, identificamos cinco indivíduos envolvidos no crime, os quais foram alvo de representação pela decretação da prisão. O Ministério Público opinou favoravelmente e o juiz acatou os pedidos integralmente, resultando nas prisões e buscas que foram cumpridas nesta operação”, detalha.
Depois de serem interrogados pela Polícia Civil e passarem por audiência de custódia, os presos foram encaminhados para estabelecimentos prisionais. As prisões têm prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, enquanto as investigações seguem em andamento.
Da redação do Blog do Chico Gomes