Com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura de Arcoverde, está no ar a exposição 100% virtual “A Cidade Delas”, projeto que exibe imagens de Arcoverde sob a ótica de quatro mulheres da cidade. As fotos mostram a cidade para além dos cartões-postais, destacando os espaços, pessoas, vazios e afetos do cotidiano, principalmente os invisibilizados.
A proposta do projeto é uma caminhada sensível pelas ruas, feiras, muros, sombras e territórios simbólicos de Arcoverde, pelo olhar de Amannda Oliveira, idealizadora da mostra, Izabel Calixto, Jessika Betânia e Alba Chalegre. Assim, a iniciativa busca provocar reflexões sobre pertencimento, abandono, resistência e memória.
Amannda destaca que o projeto é um convite a ver Arcoverde através de quem sente a cidade em vários sentidos. “É uma exposição que toca, denuncia e, acima de tudo, humaniza o que tantas vezes passa despercebido”, ressalta.
Quem quiser contemplar as fotografias da exposição pode acessar o perfil no Instagram @acidadedelas_, onde estão publicadas imagens acompanhadas de textos poéticos. As descrições também são acessíveis a pessoas com deficiência visual.
Da redação do Blog do Chico Gomes