Entre essa quinta-feira, 20, e domingo, 23, Salgueiro sedia o 1° Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) em 2025. O evento, apoiado pela Casa Epitácio Alencar, sob a presidência de Léo Parente, ocorre no auditório do Salgueiro Plaza Hotel e deve reunir cerca de 2 mil pessoas de todo o Estado.
Léo ressalta que sua articulação junto ao prefeito Fabinho foi fundamental para a realização do evento no município. “Salgueiro se torna novamente uma cidade de eixo e que está atraindo pessoas, que está com os holofotes do Estado de Pernambuco voltados para ela, para que a gente possa fazer a diferença”, pontua.
Vereadores de todas as regiões de Pernambuco virão a Salgueiro se capacitar e movimentarão a economia local, principalmente nos setores de hospedagem e alimentação, retornando para suas cidades de origem com mais conhecimentos. A iniciativa coloca Salgueiro no centro do debate do Poder Legislativo no Estado.
O Congresso da UVP terá quatro dias de duração, contando com palestras, debates e discussões relacionadas às atividades legislativas. As palestras abordarão os seguintes temas: “A Função Fiscalizadora do Vereador e a Constitucionalidade das Leis que Permitem Sua Visita a Obras e Espaços Públicos Municipais”, “Orientações Legais no Início do Mandato”, “Principais Aspectos da Prestação de Contas do Poder Legislativo”, “Fraude à Cota de Gênero e Suas Implicações nos Mandatos Legislativos”, “A Importância de Abrir Diálogo com o Ministério Público, Poder Judiciário, Órgãos de Controle e Sociedade Civil” e “Ética e Transparência na Política Municipal: O Papel do Vereador na Construção da Cidadania”.
Da redação do Blog do Chico Gomes