Por ampla maioria, a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou na sessão dessa quinta-feira, 3, o Projeto de Decreto Legislativo n° 025/2025, de autoria do vereador Dhiego Serra (PL), líder da bancada governista na casa, concedendo a Medalha de Honra ao Mérito ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Dois vereadores presentes não votaram a favor da proposta: Gaturiano Gigano (PV), que se absteve, e Professor Gilmar, líder da bancada da oposição, que votou contra e protestou.
Segundo o jornalista Carlos Britto, Gilmar expressou toda sua indignação com o oferecimento da honraria do Poder Legislativo a Bolsonaro. Em discurso dirigido às vereadoras Rosarinha Coelho (UB), Maria Helena (UB) e Cláudia Ferreira (DC), ele lembrou uma ocasião em que o ex-presidente, na época em que era deputado federal, disse a Maria do Rosário que “não a estupraria porque ela não merecia”. Um fato que teve muita repercussão.
O vereador ainda citou outras polêmicas envolvendo Bolsonaro, acusando-o de ter orquestrado uma tentativa de golpe no país, na invasão aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e de ter negligenciado a pandemia de Covid-19, que deixou ao menos 700 mil mortos no Brasil.
Da redação do Blog do Chico Gomes
Isso é uma vergonha. Apoiar um golpista fascista.