Após Dia D, Ministério da Saúde recomenda ampliação da vacinação contra a gripe em Pernambuco e nos outros estados

Depois da realização do Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, no dia 10 de maio, o Ministério da Saúde recomendou que o imunizante seja aplicado em todas as pessoas que procurarem as UBSs em Pernambuco e nos outros estados do país. Desse modo, cidadãos que não pertencem aos grupos prioritários podem ser vacinados. A pasta também orienta que estados e municípios façam busca ativa dos grupos prioritários para ampliar a vacinação.

O Dia D da vacinação contra o vírus Influenza foi marcado por uma grande mobilização em Pernambuco. Mais de 75 mil doses foram aplicadas somente na data do mutirão, três vezes mais que a média registrada em dias comuns da campanha. A ação tem como objetivo proteger o público mais vulnerável, como crianças, idosos e gestantes, contra os vírus respiratórios.

Quase 900 mil doses aplicadas em Pernambuco

A campanha nacional de vacinação foi iniciada em março e desde então Pernambuco já aplicou mais de 851 mil doses nos grupos prioritários. O Ministério da Saúde destinou cerca de 2,3 milhões de doses ao Estado para garantir uma ampla cobertura vacinal.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre a ampliação da campanha. “Estamos dando um novo passo: autorizar que qualquer pessoa que procure os postos de saúde também possa ser vacinada, mesmo que não esteja nos grupos prioritários, conforme disponibilidade de doses. O SUS vai continuar indo atrás de quem mais precisa, mas de portas abertas para acolher toda a população”, disse.

Da redação do Blog do Chico Gomes

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *