O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, nessa segunda-feira, 21, levou a governadora Raquel Lyra a decretar luto oficial de sete dias em Pernambuco. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira, 21.
Primeiro papa latino-americano, Jorge Mario Bergoglio conduzia a Igreja Católica desde 2013, sendo uma grande referência humanitária e religiosa. Adotando o nome do santo dos pobres, o pontífice esteve a serviço dos mais necessitados, sempre em busca da justiça, igualdade e da reconciliação, independente de credo e quaisquer divergências. Humildade, diálogo e misericórdia foram as suas principais marcas.
A governadora lamentou a morte do papa. “Hoje é um dia muito triste para a comunidade católica e para todas as pessoas que acreditam no amor e na fraternidade como forças que movem nosso mundo. O falecimento do Papa Francisco nos deixa um vazio imenso. O mundo perde uma voz ativa na busca por igualdade social e na defesa dos diretos humanos. Certamente ele agora está nos braços do Pai, ao lado de nosso senhor Jesus Cristo”, declarou.
Da redação do Blog do Chico Gomes