No decorrer da Sessão Ordinária desta quarta-feira, 26, o vereador Agaeudes Sampaio cobrou a presença da secretária municipal de Educação, Maysa Lavor, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro para explicar o processo de seleção dos cuidadores escolares. A convocação foi proposta pelo próprio Agaeudes na reunião da semana passada.
“Todo e qualquer secretário tem que ouvir sim, não a nossa demanda, mas a demanda do povo, e o povo quer esclarecimento e essa casa é o local de esclarecimento para por parte do secretariado. Quando a gente convoca o secretariado para vir nesta casa, nós convocamos porque o povo quer ouvir, não aceita mais eu ser porta-voz daquele secretário ou daquela secretária”, argumentou o vereador, destacando a importância da acessibilidade nas escolas.
“Como vereador desta casa eu fui autor de várias leis. Leis estas que asseguram que as crianças tenham seus direitos, principalmente aquelas com deficiência. Então eu não poderia me calar com relação ao que estou vendo, estou sendo cobrado pela sociedade e por vocês mães e pais de crianças atípicas, bem como, também, por parte de alguns professores que estão em salas superlotadas de crianças com deficiência e que precisam de fato desse apoio”, completou Agaeudes.
Após as falas de todos os vereadores na tribuna, a secretária Maysa atendeu ao chamado e apresentou os requeridos esclarecimentos sobre o processo seletivo. Ela começou destacando que a secretaria idealizou e está colocando em prática na atual gestão o projeto “Apoio com Afeto: Estágio para um Futuro Inclusivo”, que visa melhorar a acessibilidade nas escolas e creches do município. A secretária ressaltou que a iniciativa conta com a participação das famílias e aumentou o valor da bolsa de estágio, que conta com 195 estudantes universitários nas salas de aula.
A respeito da seleção simplificada para os profissionais de apoio, Maysa garantiu que o processo foi realizado com responsabilidade e cuidado. Também informou no que decorrer do processo a pasta identificou algumas inconsistências em documentos dos candidatos, o que atrasou a divulgação do resultado. “Tratamos desde o início esse edital com muita seriedade, então a gente teve muito cuidado na análise de todos os documentos, para garantir justiça. Justiça na análise de todos os candidatos”, reforçou.
Quanto a cobrança dos pais por mais profissionais de apoio nas escolas, a secretária assegurou que isso será resolvido a partir de segunda-feira, 31. “Nós já convocamos 100 profissionais de apoio, com a previsão de uma nova convocação ainda hoje”, revelou, dizendo que o governo está com muita cautela para atender as necessidades específicas de cada criança.
“A gente precisou fazer esse atendimento humanizado para entender o que de fato é a barreira pedagógica do desenvolvimento daquele estudante, porque os laudos médicos são peça fundamental, mas o parecer pedagógico da equipe competente pedagógica é também fundamental para que a gente garanta essa educação inclusiva de verdade na nossa rede municipal”, concluiu.
Da redação do Blog do Chico Gomes